Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nova Iguaçu comemora Dia Mundial do Brincar

Por: ASCOM/Fotos:Charles Souza
Nova Iguaçu comemora Dia Mundial do Brincar
 No Dia Mundial do Brincar, comemorado nesta quinta-feira, dia (28/5), cerca de 200 crianças se reuniram para um dia de muitas atividades no SESI de Nova Iguaçu. O evento, que foi dedicado integralmente ao resgaste das brincadeiras antigas teve o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Cultura, Educação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Fundação de Educação e Cultura de Nova Iguaçu (Fenig).

 Amarelinha, cantigas de roda, cabra cega e outras brincadeiras tradicionais fizeram a alegria das crianças com idade entre três a cinco anos que são atendidas pelas escolas municipais, creches conveniadas e rede particular de ensino.

 Segundo Jaciara Maltez, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), a meta é que até outubro seja lançada uma cartilha com as antigas brincadeiras. Voltada para a 1º infância, a cartilha, que será produzida pela instituição, conterá mais de 50 brincadeiras.

 De acordo com o articulador do Projeto Construindo em Rede, da Ong Solidariedade França Brasil, Flávio Médici, a desvalorização do brincar contribuiu muito para a realidade que vivemos hoje. Em tempos de tablet, celulares e vídeo games, as crianças não se interessam mais pelas brincadeiras que exploram a criatividade. “Mais importante do que ter o brinquedo é saber brincar. A criança precisa ter o hábito de usar a imaginação”, comenta Flávio.

 Ao todo, 15 instituições participaram do Dia do Brincar. Só da Rede Municipal de Ensino, foram três unidades escolares. Além de sete creches conveniadas com a Prefeitura de Nova Iguaçu, SESI escolas particulares.


Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  



Nenhum comentário: