Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Exames de capacidade auditiva em recém-nascidos poderão ser feitos pelo SUS


Por: Paulo Cezar Pereira/Foto: Cláudio Araújo
Exames de capacidade auditiva em recém-nascidos poderão ser feitos pelo SUS
  Bebês recém-nascidos poderão passar por exames de capacidade auditiva pelo Sistema Único de saúde (SUS). Projeto de Lei 824/15, de autoria do Deputado Felipe Bornier (PSD/RJ), que obriga unidades dos sistemas de saúde pública e privada a realizarem o exame, foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, com substitutivo. A matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

De acordo com autor, o teste permite identificação precoce de anormalidades. “Falta de capacidade auditiva é empecilho para integração de uma pessoa, pode comprometer o crescimento e desenvolvimento saudável da criança com problemas na fala, linguagem, no comportamento e vida escolar”, destacou Felipe Bornier.

Projeto determina encaminhamento imediato de recém-nascidos, com sinais de deficiência auditiva, para tratamento especializado em unidades do sistema de saúde pública e privada de todo país preparados para cirurgia de parto.
Felipe Bornier destacou ainda que em cada mil recém-nascidos, de um a três apresentam perdas auditivas.  “Isso faz com que o exame seja recomendado a todo recém-nascido”, pontuou.


Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  


Nenhum comentário: