Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

De Nova Iguaçu para o mundo

Na foto, Maurício Moraes, Dani Nicolasina, Marcão Baixada, Nelson Bornier, Dudu de Morro Agudo e Wagner D'Almeida
 Marcão Baixada e Dudu de Morro Agudo 

Por: ASCOM/Fotos de Charles Souza
De Nova Iguaçu para o mundo
Grupo Comboio, de Morro Agudo, conquista campeonato mundial de hip hop
 O título da Copa do Mundo de hip hop, disputada através do Take Back the Mic, em Miami, ficou em Nova Iguaçu. O grupo Comboio, criado em Morro Agudo, viajou para a cidade americana no último dia 4 de maio, conquistando o campeonato.

Formado por Dudu de Morro Agudo (36), Marcão Baixada (21) e Leo da XIII (27), o Comboio nasceu através da ong Enraizados, que há 15 anos trabalha questões sociais, incentivando a cultura e a arte na cidade. Hoje (8), o prefeito Nelson Bornier recebeu os campões no seu gabinete.

“Temos a obrigação de parabenizar esses jovens por terem nos representando tão bem fora do Brasil. Por isso, estarei apoiando o trabalho do grupo, que muito tem a contribuir com a nossa juventude. Vou esperar que eles organizem a documentação da ong e não medirei esforços para conseguir uma propriedade para que o trabalho tenha continuidade em uma sede fixa”, anunciou o prefeito.

O secretário de Cultura, Wagner D’Almeida, afirma que o título, vem como reconhecimento do talento do grupo. “O trabalho deles é de altíssima qualidade. Hoje, o Comboio é um ícone cultural em Nova Iguaçu. Para nós, foi uma surpresa receber o apoio do prefeito para que o trabalho da ong, de onde eles vierem, tenha uma sede. Dessa forma, mais talentos sairão de lá”, comemorou.

A vice-prefeita Dani Nicolasina, mostrou-se orgulhosa. “Para mim, eles são um exemplo de perseverança. Fico muito feliz em vê-los conquistando o mundo através da cultura e da arte”, disse ela, que também é do bairro de Morro Agudo.

O presidente da câmara de vereadores, Maurício Moraes, também parabenizou o grupo pela conquista.

O campeonato
Grupos de todo o mundo se inscreveram no campeonato, através da plataforma musical “amp.it”, onde músicas e clipes são compartilhados. Mesmo tendo feito a inscrição com apenas três dias para o fim da primeira fase, o grupo iguaçuano foi um dos mais acessados, gerando assim pontuação necessária para seguir na disputa.

O grupo passou para a semifinal e teve a surpresa de ser visitado por produtores do concurso. Foi quando eles receberam a notícia de que viajariam para os Estados Unidos, para a final, ao lado de um grupo da Jamaica e outro da Colombia.

A apresentação aconteceu no New Word Center, em Miami, na conferência de tecnologia eMerge. Com o repertório autoral, eles conquistaram os jurados com as músicas “Comboio”, “Rainha do Baile” e “Os Pretos”.

Agora, eles comemoram o título. “Já estava muito feliz por ir para Miami. Os grupos eram muito bons. Saber que por participar, tivemos uma excelente aceitação em países como Colômbia e Jamaica, onde o hip hop é muito expressivo, já fez tudo valer a pena”, explica Dudu de Morro Agudo.

“Estamos ansiosos para receber o troféu, que será enviado em poucos dias. Também ganhamos uma ilustração do artista inglês A5kem, e o melhor de tudo, é que vamos gravar uma música com o DJ Maseo, do renomado grupo norte americano, De La Soul, o que vai agregar mais valor ao nosso trabalho”, disse Marcão.

Com três anos de formação, o grupo Comboio já tem muita experiência. Eles fizeram uma turnê pela Europa em 2013, e agora que conquistaram a América, planejam continuar com as turnês pelo mundo, mas nunca deixando de lado o cenário da carioca, da Baixada Fluminense e em especial, de Morro Agudo.

Nenhum comentário: