Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ENFERMEIROS SIMULAM ATENDIMENTO DE RESGATE DE VÍTIMAS

Claudia Souza
ENFERMEIROS SIMULAM ATENDIMENTO DE RESGATE DE VÍTIMAS
Os enfermeiros que fazem o curso de Formação de Multiplicadores em Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU participaram de uma simulação de atendimento em resgate de vítimas na manhã desta terça-feira (19), no estacionamento da Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu. O curso, com duração de três meses, é promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, através do Núcleo Regional de Educação Permanente/Telessaúde da Baixada, e tem o objetivo de qualificar a assistência no atendimento de urgência e emergência, e de atenção básica.

– A aula prática visa conscientizar os profissionais sobre a importância de conhecerem os diversos perfis de vítimas encontradas em acidentes com trauma. Saber a abordagem adequada, a forma de estabilizar essa vítima e transportá-la até o hospital faz a diferença entre a vida e a morte, na maior parte das vezes. A simulação consolida o conhecimento teórico – explica o enfermeiro instrutor, Rodrigo Amazonas, integrante da Tropa de Paraquedismo de Salvamento e Resgate da Força Aérea Brasileira.

 Durante a simulação os profissionais puderam treinar a abordagem ao paciente no início do atendimento, as manobras corretas para preservação da integridade da coluna e das estruturas anatômicas da vítima, bem como vivenciar de perto o estresse em situações de socorro desse tipo. O treinamento também recebeu o apoio dos auxiliares de enfermagem da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu, Juliana Cristina Fernandes, Isael Campos e Estevão Mateus. 

O instrutor destacou ainda a participação dos enfermeiros da Atenção Básica no curso. “Mesmo que esse profissional não se desloque da sua unidade para a rua, ele pode se deparar com uma situação de urgência e emergência caso a própria população transporte a vítima para a unidade básica. Daí a importância de ele conhecer os procedimentos básicos nesse tipo de socorro para preservar a vida da vítima, até a transferência para uma unidade de referência com maior complexidade.”

  Com mais de 20 anos de experiência em resgates em grandes catástrofes, Rodrigo Amazonas, elogiou a iniciativa do Cisbaf. Segundo o instrutor, a iniciativa do consórcio é fundamental, pois aumenta a qualidade do serviço prestado à população, bem como a sobrevida da vítima decorrente do acidente de rua. Para ele a capacitação deve ser permanente e ainda recomendou a implantação de um sistema de avaliação dos profissionais de saúde. 


Tecnologia de ponta:


Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: