Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Nova Iguaçu capacita 400 agentes de saúde para combater violência contra mulheres

Por: ASCOM/Fotos: Divulgação
Nova Iguaçu capacita 400 agentes de saúde para combater violência contra mulheres
Quatrocentos agentes de saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu foram capacitados hoje (18), para combater a violência contra as mulheres. Segundo Patrícia Xavier, psicóloga responsável pela Coordenadoria de Defesa das Mulheres, os novos agentes representam um reforço na execução das políticas públicas voltadas para uma dura realidade: somente este ano foram registradas na Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM) 1.300 ocorrências de todos os tipos de violência contra mulheres nas cidades de Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Mesquita e Japeri. Os registros geraram investigações policiais. No ano passado, a DEAM registrou 3.900 casos de violência.

O Curso de Capacitação de Detecção de Violência Contra a Mulher, promovido no Centro Social São Vicente, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) foi ministrado pela Coordenadora de Política para as Mulheres, Patrícia Xavier, a psicóloga Niedja Barbalho e assistente social Isabella Plouvier, e teve como objetivo capacitar e implantar políticas intersetoriais entre as Secretarias de Assistência Social e a de Saúde, para encorajar a população a denunciar qualquer tipo de agressão contra a mulher. 

"O curso também proporcionou informações e orientações importantes, que auxiliarão quanto à detecção e diminuição de todo tipo de violência contra a mulher, sendo ela doméstica, física, moral ou psicológica", disse a Coordenadora Patrícia Xavier. Segundo ela, mais um curso de capacitação será aplicado até o final do ano. "Em breve, vamos realizar um novo curso para capacitar cerca de 800 agentes da saúde. Queremos multiplicar nos bairros o incentivo à denúncia de qualquer tipo de violência contra a mulher", declarou.

À tarde, a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), incluindo psicólogos e assistentes sociais que trabalham com crianças e jovens vítimas da violência, distribuíram cerca de mil panfletos nas ruas do centro da cidade, orientando e incentivando a população sobre como denunciar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para auxiliar ainda mais a população, foram realizadas palestras sobre o tema para pais de alunos no Ciep 117 (Carlos Drummond de Andrade). 


Tecnologia de ponta:

Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: