Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Escola comemora 35 anos resgatando história de Getúlio Vargas

Fotos: Madalena Angelo
Escola comemora 35 anos resgatando história de Getúlio Vargas
 Os 35 anos da Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas, em Nova Iguaçu, foram comemorados pela equipe pedagógica de forma especial. Por meio do projeto, “Conhecendo-me melhor posso conhecer o lugar onde vivo”, a equipe buscou resgatar com os alunos o legado do presidente que governou o país por mais  de 15 anos, apresentando suas principais contribuições, como as criações do IBGE, Vale do Rio Doce, inauguração do Hospital Iguassu, CLT, 13º salário, Petrobrás e muito mais. Decisões importantes que até hoje refletem na vida do cidadão brasileiro.

 Na escola, cujo patrono é considerado como um presidente que governou para o povo, não podia faltar à presença da família, que prestigiou cada apresentação estudantes da educação infantil ao 5º ano. A peça “Fofoca de Vizinho” retratou bem a trajetória do político até sua trágica morte. Os alunos da sala de leitura, do horário integral, arrancaram aplausos de todos que comemoram ao final com a música “O grande Presidente”, interpretada  por Martinho da Vila.

 Entre as apresentações de dança e os trabalhos realizados por estudantes e professores- como as maquetes de três fases distintas da escola-,  mais que a comemoração ficou a construção da cidadania das crianças. É o que entendem os educadores e familiares.

 De acordo com a Coordenadora de Aprendizagem, Fernanda, a proposta é contribuir de forma lúdica para o aprendizado do aluno, levando conhecimento do legado de Getúlio Vargas e sua contribuição para o desenvolvimento do país, já que foi considerado “pai dos pobres”, refletiu a coordenadora.

 Para a dona de casa Iara Lúcia Oliveira de a Silva ser mãe de “presidente” é um orgulho. O filho João Pedro Giroldi de Oliveira, 10 anos, encarnou o estadista. “Estou orgulhosa. Aqui eles acompanham o dia a dia da criança e tem a preocupação de formar o cidadão”, contou a mãe.

 Nos murais da escola foi possível ver até mesmo a carteira de trabalho do então presidente, assim como a maquete do Hospital Iguassu, inaugurado em 1935 por Getúlio. O trabalho da equipe é motivo de orgulho para as diretoras geral e adjunta, Rosângela Alves Santos e Solange Ferreira Pereira, que fizeram questão de lembrar dos antigos gestores e professores que fizeram parte da unidade escolar.

Festividade
 O Vereador Anderson Santos e as Coordenadoras do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e de Ensino Fundamental, Margareth Muchelli e Monica de Souza Marques, as supervisoras Sônia Felix da Cruz de Jesus e Cristiane Rodrigues Alves, prestigiaram a festividade.

 Para os gêmeos Lucas Matheus e Marcos Vinício de Souza, 11 anos, participar dos trabalhos sobre a história de Getúlio Vargas trouxe aprendizado e divertimento. “Participamos de trabalhos na sala de leitura e também visitamos o museu Getúlio Vargas. Foi muito legal”, contou Lucas. 


Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  

Nenhum comentário: