Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Representantes do Papa Francisco firmam parceria com SESI Rio e plantam árvore símbolo na unidade Nova Iguaçu

Fotos: Joana Mineiro
Representantes do Papa Francisco firmam parceria com SESI Rio e plantam árvore símbolo na unidade Nova Iguaçu


Nova Iguaçu, 04 de maio de 2015

O SESI Rio passou a fazer parte da Scholas Occurrentes, rede mundial de projetos sociais idealizada pelo Papa Francisco. A instituição foi escolhida para se juntar às mais de 400 mil escolas participantes do programa. Agora, através das 18 escolas espalhadas pelo estado do Rio, poderá contribuir com o objetivo do Scholas, que é promover a integração e fomentar a paz entre as pessoas, através da educação.



A assinatura que formalizou a participação foi realizada no último dia 28, na sede do Sistema FIRJAN, na Cinelândia, com a presença de representantes da Scholas. Eles também foram apresentados a programas educacionais do SESI Rio – SESI Matemática, Vira Vida e MBA para gestores de escolas públicas do estado do Rio - e visitaram a comunidade do Andaraí, onde conheceram as ações do programa SESI Cidadania implantadas no local.



Nova Iguaçu - Os representantes também visitaram o SESI de Nova Iguaçu, onde uma oliveira, árvore símbolo do Scholas Occurrentes, foi plantada como marco da participação do SESI Rio na rede mundial, no dia 29. Duzentos e sessenta alunos aguardaram ansiosos pelo plantio da muda, enquanto os representantes conheciam toda a unidade, acompanhados do gerente executivo SESI/SENAI, Alexandre Duarte, e da gerente de Educação Básica do SESI Rio, Hozana Cavalcante. No jardim da escola, os estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio articulado deram um show para os visitantes: leram, cantaram, dançaram, tocaram instrumentos musicais e ajudaram no plantio.

“Estamos surpresos com a estrutura e com o clima da Escola SESI. As apresentações passaram de ensaiadas para espontâneas. Os estudantes são alegres e sinceros, reflexos da qualidade do ensino que eles recebem. Vê-se que os profissionais trabalham com amor e os alunos estudam felizes, o que ajuda muita na aprendizagem. Somos seres humanos e precisamos aprender a conviver bem com o próximo, e aqui na Escola SESI existe carinho e respeito na relação entre professor e aluno. Fomos contagiados com a alegria da Escola SESI Nova Iguaçu”, destacou Juan Fresno.

Antes, na sala Multiuso, os estudantes do 7º ano fizeram uma apresentação com flautas. A diretora da unidade, Silvania Araujo de Castro, presenteou os visitantes da Scholas Occurrentes com quadros com fotos de projetos realizados na Escola SESI.

Hozana Meirelles revelou que o projeto Scholas chamou atenção por valorizar não só o conteúdo, mas também o ser humano e a cidadania. “Essa é uma oportunidade de refletirmos nossos valores e priorizarmos a fraternidade, em um momento que o individualismo lidera. Precisamos resgatar o coletivo e compartilhar mais momentos de parcerias como esse. A visita dos representantes deixou nossos alunos com mais autoestima e motivados. O projeto Scholas veio para somar”, concluiu Hozana, que destacou ainda o Papa Francisco como inspiração na busca pela paz.

Cultura do encontro - A Scholas Occurrentes, entidade educativa ligada à Pontifícia Academia de Ciências, acredita que sua rede, através da arte, tecnologia e do esporte, pode contribuir para a formação de valores humanos, sobretudo os mais necessitados, e para uma cultura do encontro.

Fazem parte da rede institutos de mais de 30 países dos cinco continentes, em nações ricas e pobres, nas quais se oferece a possibilidade de manter contato com pessoas de todas as latitudes, independentemente da crença religiosa. Uma das principais linhas de ação é uma plataforma virtual onde as instituições podem compartilhar seus projetos, trocar experiências e formar parcerias.

Tecnologia de ponta:
Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.


Nenhum comentário: