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quinta-feira, 28 de maio de 2015

Escola SESI de Nova Iguaçu reúne 200 crianças no Dia Mundial do Brincar

Por: Joana Braga Mineiro
Escola SESI de Nova Iguaçu reúne 200 crianças no Dia Mundial do Brincar
 Garantir o direito da criança e aumentar a consciência dos adultos sobre a importância das brincadeiras são objetivos do Dia Mundial do Brincar
 Amarelinha, pular corda e jogar bola foram algumas das brincadeiras praticadas por 200 crianças, de até cinco anos, no Dia Mundial do Brincar. O evento aconteceu no SESI Nova Iguaçu, no Bairro da Luz. O objetivo é garantir e contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar. A ação faz parte do projeto “Construindo em Rede”, do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu, elaborado pela Ong Solidariedade França-Brasil.

 A pedagoga da Educação Infantil e da Primeira Etapa do Ensino Fundamental da Escola SESI de Nova Iguaçu, Daniela Montechiare, destacou que o foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo para as crianças brincarem. “Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos e brinquedos modernos para distraí-los e suprir essa ausência. Mais importante que dar brinquedos é incentivar a brincadeira livre”, alertou Daniela.

 O evento foi aberto com um café da manhã farto e saudável para dar disposição à criançada. Em seguida, as dez escolas presentes – Escola SESI Nova Iguaçu, cinco creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura de Nova Iguaçu, três escolas municipais e mais duas instituições privadas – participaram durante três horas das oficinas, com diversos tipos de brincadeiras. Para finalizar, cada escola montou um piquenique com os alunos, promovendo a interatividade e o compartilhamento.

 Edson Cordeiro, coordenador do Projeto Construindo em Rede pela Ong Solidariedade França-Brasil, explicou que, em 2013, o Plano Municipal pela Primeira Infância foi elaborado e o Dia do Brincar instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover a prática em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família, e garantir o direito essencial do brincar.

 “Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira. Os adultos precisam ter cuidados com os excessos de zelo. Quando interferem constantemente nas brincadeiras das crianças tentando ensiná-las, eles podem anular outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento. É fundamental respeitar os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, pois elas fazem parte da necessidade das crianças de se desenvolverem plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente”, ressaltou Edson.

 O projeto é articulado com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Associação de Conselheiros Tutelares, Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense, em parceria com a Escola SESI, Prefeitura de Nova Iguaçu e Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).


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