Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

Bornier quer colocar 7 mil jovens no mercado de trabalho este ano

Oswaldo Cruz  - Secretário de Trabalho e Renda de Nova Iguaçu
                                   
joana barros braga mineiro 
O governo do prefeito Nelson Bornier vai capacitar e qualificar sete mil jovens para o mercado de trabalho, em 2013, revelou nesta quinta-feira (7) o novo secretário de Trabalho e Renda de Nova Iguaçu, Oswaldo Cruz Monteiro. Ele disse que a prefeitura já está em fase de negociações com o Governo Federal para a execução do Programa ‘Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã’, do Ministério do Trabalho, que beneficia pessoas desempregadas com idade entre 18 e 29 anos, membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo.
         Segundo Oswaldo Cruz, a taxa de desemprego atinge cerca de 22% da população economicamente ativa do município, 56% dos quais formada por jovens entre 18 e 29 anos. “É uma situação que preocupa muito o prefeito Nelson Bornier. Por isso mesmo, ele quer criar oportunidades de trabalho, emprego e renda para esses jovens em situação de maior vulnerabilidade”, explicou o secretário.
         Oswaldo Cruz disse ainda que as ações da Secretaria serão incrementadas com a criação, até meados deste ano, de cinco novos postos avançados de atendimento ao público, nos bairros de Cabuçu, Austin, Morro Agudo, Vila de Cava e Miguel Couto. A cidade ganhará também uma unidade volante (um ônibus), sobre quatro rodas, para a execução do projeto “Caravana da Cidadania”.
         “A determinação do prefeito Bornier é no sentido de que a gente amplie o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional e o acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, do esporte, da cultura e do lazer”, explicou o secretário.
         O Projovem Trabalhador disponibiliza para o jovem que esteja pelo menos cursando ou tenha concluído o Ensino Fundamental, dezenas de cursos profissionalizantes, divididos nas áreas de Administração, Agroextrativista, Alimentação, Arte e Cultura, Construção e Reparos, Esporte e Lazer, Gestão Pública e Terceiro Setor, Madeira e Móveis, Metal-mecânica, Pesca e Piscicultura, Saúde, Serviços Domiciliares, Serviços Pessoais, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.
beneficia, sobretudo, o jovem que esteja pelo menos cursando ou tenha concluído o Ensino Fundamental.
         Os candidatos precisam apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Título de Eleitor, Certificado de Reservista e declaração da escola, para quem estar estudando. Durante os seis meses do curso, o aluno receberá bolsa-auxílio de R$ 600, divididos em parcelas de R$ 100, vale-transporte, material didático e fardamento.
         O secretário Oswaldo Cruz informou que, entre janeiro e fevereiro, a secretaria municipal emitiu 1.225 Carteiras de Trabalho. O órgão funciona em prédio anexo à Secretaria Municipal de Ação Social, na Rua Dr. Luiz Guimarães, 956, no Centro de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: