Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Prefeitura abre inscrição para pessoas com deficiência praticarem esportes adaptados








 Fotos: Renato Fonseca
Matéria: Joana barros braga mineiro
Sem apoio há muitos anos, o esporte adaptado para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de Nova Iguaçu estava esquecido pelas autoridades da cidade. No governo de Nelson Bornier, os atletas iguaçuanos voltam a ganhar incentivos e destaque no meio esportivo. As inscrições para aulas adaptadas de atletismo, natação, hóquei sobre piso, goalboall, handebol sobre cadeira de rodas, entre outras atividades, estarão abertas a partir de segunda-feira (18.03). O subsecretário do Direito da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa, da Secretaria Municipal de Assistência Social, explicou que o objetivo é descobrir atletas com alto nível de rendimento e revelar talentos paralímpicos.
Cadeirante desde os 6 anos de idade, vítima de acidente de carro, Valnei Costa, garantiu que será o primeiro a se inscrever e a dar exemplo. O subsecretário enfatizou que a atividade física previne as enfermidades secundárias à deficiência e ainda promove a integração social, levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma vida normal e saudável. “Praticar esporte é uma forma das pessoas com deficiência redescobrirem a vida, que existe um mundo cheio de oportunidades fora de casa. O esporte em Nova Iguaçu estava muito limitado e volta a ganhar força com Nelson Bornier”, comemorou.
 Nilson Ney Cardoso, professor de Educação Física e diretor de Esporte e Lazer adaptados em Nova Iguaçu, explicou que as modalidades surgirão de acordo com a demanda e os alunos serão encaminhados às atividades específicas às suas deficiências. Cardoso frisou que a meta é incluir pessoas com todos os tipos de deficiência e capacitar profissionais da área, através de cursos, seminários e congressos. “As pessoas com deficiência necessitam de espaço físico adaptado e específico para os treinamentos, além de profissionais capacitados na área, que deve ter conhecimento tanto no esporte como também na deficiência do atletaQueremos tornar essa política pública esportiva permanente e descentralizar esse atendimento, distribuindo núcleos pelas comunidades”, disse.
Valnei acrescentou que, em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Educação, serão implantados núcleos na Vila Olímpica e nas escolas, facilitando a acessibilidade dos atletas. Para competir, Nilson revelou que já está confirmada a participação dos atletas na Olimpíada de Volta Redonda. “Estamos confiantes de que, em breve, eles participarão das principais competições estaduais e nacionais”, acredita o professor. Valnei informou que está buscando patrocínio de empresários para comprar algumas cadeiras adaptadas para corridas, conhecida pelos atletas como handbike. E para o lazer, o subsecretário pretende, ainda, promover o Lazer Adaptado na Reserva de Tinguá, combinando esporte e diversão.
O subsecretário lembrou que, com apenas três meses de governo, os atletas já participaram de duas corridas na cidade de Nova Iguaçu. Na primeira, em comemoração aos 180 anos do município, as pessoas com deficiência participaram com outros mil atletas. Durante a corrida de estréia, Bornier divulgou alguns planos para os deficientes, entre eles abrir um canal para capacitá-los e empregá-los, baixar um decreto que exige que todas as obras sejam adaptadas e promover a prática do esporte para pessoas com deficiência. “Esse foi o primeiro evento esportivo com a participação dos deficientes físicos. O prefeito está promovendo o respeito e a igualdade”, ressaltou.
Valnei informou que pelo menos 33,33%, da população de Nova Iguaçu, o equivalente a 265.425 pessoas, são portadoras de algum tipo de deficiência, dos quais 60.831 ou 7,63%, com problema motor, incluindo cadeirantes. O subsecretário citou alguns benefícios físicos como agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora,reabilitação, e psíquicos como melhora da auto-estima, integração social, redução da agressividade, estímulo à independência e autonomia.
A inscrição poderá ser realizada na Subsecretaria do Direito da Pessoa com Deficiência, na Avenida Doutor Luiz Guimarães (antiga Rua 13 de Maio), 956, no Centro do município, ou pelo telefone 2669-1300. Para se cadastrar, os interessados devem estar munidos de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3X4 e atestado médico.

Nenhum comentário: