Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Diretoras de escolas terão de prestar contas diariamente da merenda escolar em Nova Iguaçu


Por: ASCOM / PMNI 
Foto:  Charles Souza 
         As diretoras de escolas de Nova Iguaçu terão de informar diariamente à Secretaria de Educação a quantidade e o cardápio da merenda oferecidos na rede de ensino do município. A determinação foi passada ontem pelo prefeito Nelson Bornier com a advertência de que não vai tolerar qualquer tipo de denúncia de malversação da verba pública destinada à alimentação dos alunos em sala de aula.
         “Vamos ter que fornecer a melhor alimentação para as nossas crianças, com a qualidade que deve ser oferecida em qualquer escola e de qualquer nível social. Não é barato, é caro. Por isso, todo santo dia, tão logo termine a refeição dos alunos, a diretora vai ter que ditar para a Secretaria de Educação quantas crianças merendaram e qual foi o cardápio. Isto para que não pairem dúvidas sobre a lisura da administração da merenda escolar”, disse.
         Segundo ainda Bornier, a merenda será preparada com nutricionista presente e a participação da diretora da escola, da comunidade, dos professores e da própria Secretaria. “Exatamente para que nada possa dar errado. Até porque, vamos pagar às empresas fornecedoras pelo prato servido. É (a decisão) para acabar de vez por todas com as denúncias de sumiço de merenda ou de mal uso da verba a ela destinada”, explicou o prefeito, que pediu “total dedicação” dos diretores e professores.

         PRIMEIRA ESCOLA – Acompanhado do primeiro escalão do governo e de vários vereadores da bancada de apoio na Câmara Municipal, Bornier e o secretário municipal de Educação, Paulo de Tarso, o Paulinho Leopoldo, inauguraram pela manhã, a Escola Municipal Alfredo Pereira de Magalhães, a primeira entregue à população já nos seus primeiros 60 dias de governo. O estabelecimento de ensino fica localizado na Rua Dona Chana, no bairro Parque Boaventura, próximo ao km32, onde por 33 anos funcionou a Escola Luiz XV, da rede privada.
         Com dois pavimentos, laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, auditório, quadra coberta e 17 salas de aula, a mova unidade atenderá 1.500 alunos, em três turnos e 32 turmas, da Educação Infantil ao 9º ano, incluindo o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Nelson Bornier disse que escolheu o Parque Boaventura para dar o pontapé inicial de seu governo, por se tratar de uma das regiões da cidade com enorme carência de escolas públicas.
         O prefeito lembrou que a maioria das famílias da região era obrigada a matricular seus filhos em escola particular ou em estabelecimentos de ensino público de cidades vizinhas, como Seropédica e o bairro carioca de Campo Grande.
 “A escola que estamos entregando hoje, à população, é muito bonita, bem cuidada, confortável e a altura de poder cuidar bem das nossas crianças”, avalizou, frisando que a nova unidade poderá se transformar no segundo maior complexo educacional, só perdendo para o Colégio Monteiro Lobato, no Centro da cidade.
Para a dona de casa Édila Maria Dimas, 48 anos, a inauguração da Escola Alfredo Pereira Magalhães “foi uma benção de Deus”. Ela contou que, por falta de escola pública, era obrigada a gastar R$ 340 mensal com escola particular para os filhos Pedro Emílio Damas, 9, e uma irmã dele, de 15 anos. Já Tiago Gonçalves, 7, ficou feliz ao receber o seu primeiro kit escolar das mãos do prefeito. “Foi legal, à bessa”, festejou com os colegas.
Bornier anunciou para quarta-feira (6), a inauguração da Escola Municipal Professora Maria Cândida Sobreiro Vianna, no bairro Cabuçu, com capacidade para mais 500 vagas, do Ensino Infantil ao 6º ano. Ele prometeu ainda concluir as obras de mais doze escolas paralizadas no governo passado, duas delas, nos bairros Grão Pará e Lagoinha. “A nossa proposta é reduzir ao máximo o número de crianças fora da sala de aula em nossa cidade”, disse, lembrando que chegou a construir 22 novas escolas no seu primeiro governo.
Já o secretário de Educação, Paulinho Leopoldo, lembrou que, mesmo tendo possivelmente a maior densidade de escolas municipais e estaduais construídas em Nova Iguaçu, a região do corredor da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), estava totalmente largada.
“É muito importante que nesse momento de reestruturação do município, com apoio da Câmara de Vereadores, o prefeito Nelson Bornier e sua equipe possam revitalizar esta região e fazê-la despontar para novos rumos no Ideb nacional e na Prova Brasil de 2013”, disse o secretário.

Já se encontra nas bancas de jornais de Nova Iguaçu aFOLHAdoIGUASSÚ

Nenhum comentário: