Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Bornier implanta o ‘tolerância zero’ no trânsito caótico de Nova Iguaçu

Coronel Almir e Coronel Márcio - sinal verde de Bornier para tirar o 'nó' do trânsito


Por: Geraldo Perelo Correa
O novo subsecretário de Trânsito de Nova Iguaçu, coronel PM Almir da Costa, recém-empossado pelo prefeito Nelson Bornier, disse nesta sexta-feira (1), que a cidade vai passar por “um choque de ordem, com tolerância zero” para acabar com as bandalhas do transporte alternativo, dar um fim aos piratas e também aos engarrafamentos nas principais artérias da região, como a Via Light, Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Nilo Peçanha.
         “Vamos tentar aliviar ao máximo o mal estar que a população vem passando, atacando de imediato os pontos que realmente estão causando transtornos à vida do cidadão”, anunciou o oficial, que foi subcomandante da Escola Superior de Polícia Militar e comandante dos Batalhões de Nova Iguaçu (20º) e Queimados (24º).
         Na avaliação de Almir Costa, Nova Iguaçu tem um número “bem maior” ao permitido de kombis e vans fazendo o transporte alternativo. “Vamos executar um pente fino para levantar a situação de todos os motoristas cadastrados e saber quem de fato está legal”, anunciou o coronel, que vai pedir ajuda ao 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), da Polícia Militar, nas operações de repressão ao transporte irregular.
“A maior preocupação do prefeito Bornier é com a baderna do transporte na cidade, um problema que vem ocorrendo desde governos passados, mas que não será mais tolerado na atual administração”, garantiu o subsecretário, que aponta os bairros de Cabuçu, Miguel Couto, Prados Verdes, km 32 e o próprio Centro da cidade, como os mais problemáticos do ponto de vista do transporte alternativo.
         Já no próximo dia 10, o prefeito Nelson Bornier, que assumiu o governo há dois meses, vai ficar frente a frente com motoristas do transporte alternativo e de táxis, no campo do Nova Iguaçu Futebol Clube, ao lado do Corpo de Bombeiros, no bairro Moquetá.
 “A convocação foi feita pelo próprio prefeito, que vai colocar as cartas na mesa e dar o aviso final para que todo mundo passe a andar na linha. A partir de agora, os motoristas terão que se adequar às normas previstas na lei, sob pena de sanções, com ações de repressão”, advertiu o subsecretário, que terá ajuda do coronel-Bombeiro Militar Márcio da Costa Alves, como diretor de Fiscalização do Trânsito, e do advogado João David Monteiro, cuidando do Transporte Coletivo.

 ORDENAMENTO NO TRÂNSITO – O coronel Márcio Costa disse, por sua vez, que vai colocar nas ruas todo o efetivo disponível de agentes de trânsito para orientar, advertir e punir os maus motoristas. A localização dos pontos de ônibus ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto, poderá ser revista. Os estacionamentos, com grande fluxo de entrada e saída de veículos, bem como para carga e descarga de mercadoria, em corredores movimentados do Centro da cidade também serão alvo do Departamento de Fiscalização.  
“Vamos convocar também os empresários do setor do transporte coletivo para cobrar o cumprimento das regras de trânsito, que terão de ser respeitadas. A gente percebe que uma boa parte dos motoristas de ônibus não usa as baias criadas para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Isso não pode continuar”, advertiu.
Para o diretor de fiscalização do trânsito, também preocupa a situação do trânsito nas ruas Dom Walmor, Dr. Barros Junior, Nilo Peçanha e Quintino Bocaiuva, além do corredor viário da Posse. Segundo ele, mesmo com a duplicação da pista de rolamento do viaduto da Posse, a via continua apresentando problemas com engarrafamentos quilométricos na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, com reflexos até altura do Hospital da Posse.
“Temos alguns problemas causados, não só por carros de passeio, mas também por ônibus, que ajudam a engarrafar o trânsito da cidade. Eles param para embarcar e desembarcar passageiros em qualquer lugar, e isso provoca um nó no trânsito”, explicou Márcio Costa.
O oficial Bombeiro disse que já, nesta segunda-feira, fará um levantamento dos pontos críticos da cidade com ajuda de uma comissão da Câmara de Vereadores para ver de perto o que realmente está provocando os engarrafamentos constantes, tirando a paz e a tranquilidade do iguaçuano que circula pelo Centro do município.
“A determinação do prefeito Bornier é melhorar em todos os aspectos da vida pública, a qualidade de vida da população”, concluiu o coronel Almir Costa.

Nenhum comentário: