Páginas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Bornier visita maternidade Mariana Bulhões e anuncia ampliação da unidade


Por:Raphael BittencourtFoto:Everton Barsan
Bornier visita maternidade Mariana Bulhões e anuncia ampliação da unidade

Pouco mais de três meses após a reinauguração da Nova Maternidade Mariana Bulhões, em 9 de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Nova Iguaçu comemora o nascimento do milésimo bebê e anuncia ampliação da unidade municipal. A novidade foi confirmada pelo prefeito Nelson Bornier durante visita à maternidade no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Segundo o prefeito, as obras são para oferecer um atendimento ainda mais humanizado às gestantes iguaçuanas, com maior oferta de leitos de enfermaria e UTIs neo-natal.

Na visita à unidade, Bornier cumprimentou as novas mamães com seus filhos nos leitos de enfermaria e deu atenção especial ao casal Cássia Regina Alves de Souza e Paulo Lennon Amorim de Mattos, pais da pequena Laura Souza Mattos, que nascera horas antes. Laura é o milésimo bebê a nascer na maternidade, reaberta há pouco mais de três meses após ampla reforma. Sua mãe, Cássia Regina, recebeu das mãos do prefeito uma bolsa com roupinhas para a filha. Satisfeita com o atendimento, ela garante que voltará à unidade. 

“Eu estava com a cesariana marcada para outra maternidade, mas comecei a sentir as dores do parto e viemos para cá por ser mais próximo de casa. A equipe que me atendeu foi muito competente e, caso eu tenha um segundo filho, pretendo tê-lo aqui”, garantiu a jovem de 18 anos.

“Encontramos a maternidade fechada, com equipamentos quebrados, sem insumos. Fizemos um esforço para garantir a reabertura com qualidade no atendimento. Antes, as mães iguaçuanas estavam tendo seus filhos fora da cidade, hoje os bebês voltaram a nascer aqui. É com muito orgulho que comemoramos o nascimento do milésimo bebê com recorde de atendimentos na nova unidade. A procura tem sido muito grande e por isso vamos ampliar o atendimento para que o serviço continue sendo oferecido com qualidade”, afirmou o prefeito.

Será construído um anexo em parte do estacionamento da maternidade com novas salas de atendimento, enfermarias e UTIs. A expectativa é aumentar de 40 para 80 leitos e dobrar o número de atendimentos, ampliando a capacidade hoje de 350 partos/ mês para 700. O prazo de conclusão é de seis meses.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, as obras fazem parte de uma série de mudanças promovidas no setor para reduzir a zero o número de mortes maternas na cidade. “No ano passado, reduzimos em mais de 70% o número a mortalidade materna em Nova Iguaçu. Além da inauguração da Mariana Bulhões, reforçamos o pré-natal nos postos e o serviço às gestantes de risco na Policlínica Dom Walmor. Este ano, pretendemos zerar o índice”, disse Luiz Antonio, falando também sobre a reforma nas unidades mistas de saúde. 

“Não tinha como atender a população em espaços precários, sujos, sem condições para pacientes e funcionários. Este é o compromisso do prefeito Bornier em oferecer melhor atendimento à população”, afirmou.   

Durante o período em que a maternidade esteve fechada (de julho de 2012 a dezembro de 2013), o atendimento às gestantes iguaçuanas era feito na maternidade do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Em janeiro de 2013, por exemplo, 1.497 mulheres foram atendidas no hospital. No mesmo período deste ano o número foi de 2.186, 46% a mais.

O número de partos também aumentou. Em dezembro de 2012, foram realizados 237 procedimentos no Hospital da Posse. No mesmo período do ano passado foram registrados 303, sendo 52 no HGNI nos oito primeiros dias do mês e 251 entre os dias 9 e 31. O crescimento é de 27,8%.



Crédito: Everton Barsan

Raphael Bittencourt

Nenhum comentário: