Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Encontro debate Previdência pública em Nova Iguaçu

O secretário Thiago Portela representou o prefeito Nelson Bornier
Presidente da Aepremerj, Evandro Antonio, elogiou o desempenho do Previni

Por: ASCOM
Foto: Alexandro ADDS

Questões cotidianas da concessão de benefícios e orientações do Ministério da Previdência Social foram alguns dos principais temas  debatidos nesta terça-feira (18-03), na Universidade Iguaçu (Unig), durante o 23º Encontro Regional da Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj) e do 2º Seminário de Previdência Municipal de Nova Iguaçu. Os eventos foram realizados pelo Instituto de Previdência dos Servidores de Nova Iguaçu (Previni), em parceria com a Aepremerj.

Representando o prefeito Nelson Bornier, o secretário de Governo, Thiago Portela, destacou que o Previni foi criado durante as duas gestões anteriores (1997-2002) de Bornier. “É uma satisfação para Nova Iguaçu sediar este encontro e o seminário. O prefeito está no terceiro mandato e  lamenta que gestões anteriores dilapidaram o Previni e deixaram um rombo de R$ 500 milhões. O Instituto está se recuperando bem e agora é autossustentável”, comentou Portela.

Destacando que o Instituto já esteve em uma “situação delicada”, a diretora-presidente do Previni, Danielle Villa-Boas, enfatizou que um dos objetivos do encontro foi contribuir para o fortalecimento e expansão da previdência dos servidores públicos municipais fluminenses. “Estamos aqui para debater a questão da Previdência e agregar conhecimentos. Quero agradecer aos funcionários do Instituto que tratam muito bem os servidores, dando-lhe todas as informações necessárias”, concluiu Danielle Villas-Boas.

O presidente da Apremerj, Evandro Antonio da Silva, elogiou o prefeito Nelson Bornier por ter implantado o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). “O Previni deve servir de exemplo para outros Institutos, pois tem uma boa administração. Estamos atentos a todos Institutos de Previdência e precisamos oferecer mais cursos de capacitação aos servidores”, resumiu.

Uma das palestrantes do dia foi a advogada Magadar Briguet, que pela manhã falou sobre as questões cotidianas da concessão de benefícios. Especialista em Direito pela Universidade de São Paulo, ela abordou diversos temas e deu exemplos de casos em que o servidor dá entrada na aposentadoria, mostrando o passo a passo para a concessão de uma aposentadoria no setor público. “Tempo de servidor para ser averbado só pode ser com certidão. Há várias regras de aposentadoria e cada caso é analisado de forma diferente”, encerrou.

Na avaliação do representante do Ministério da Previdência Social, Alex Albert Rodrigues, o sistema previdenciário público é viável e tende a se fortalecer. “O debate é importante para aprimorarmos diversas questões. Este seminário é importante para trocarmos experiências”, arrematou.

O evento contou ainda com palestras sobre o cenário econômico e sua influência na gestão dos RPPS, e orientações do Ministério da Previdência Social – Demonstrativo Previdenciário, entre outros temas.

Participaram ainda do seminário o vice-presidente da Aepremerj, Aderaldo Pires Rangel, o presidente Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios, Heliomar Santos, servidores do Previni e público em geral.

Nenhum comentário: