Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Por:Raphael BitencourtFoto: Everton Barsan
Mais de 300 exames nos primeiros dias da Campanha de Prevenção à Osteoporose
Doença não tem cura, mas o rápido diagnóstico e o tratamento adequado podem ajudar a evitar fraturas

 Trezentas e quarenta e uma ultrassonometrias de calcâneo. Este foi o balanço dos quatro primeiros dias da Campanha de Prevenção à Osteoporose que começou no esta semana, no Pam Dom Walmor, no Centro de Nova Iguaçu. O serviço está sendo oferecido gratuitamente pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para mulheres com 55 anos ou mais.

A ultrassonometria do calcâneo consiste em um exame que detecta a densidade dos ossos. Em poucos minutos o aparelho manuseado pelo técnico em ultrassonometria Tiago Marchezi envia para o computador um gráfico que aponta o resultado. Se a pontuação for igual ou superior a -1.0, não há motivos para preocupação. A partir desde número até -2.5, o exame aponta osteopenia, o que significa que já existe uma diminuição da massa óssea. A osteoporose é caracterizada quando o resultado é inferior a -2.5, os ossos ficam muito porosos e o paciente fica mais suscetível a ter fraturas.

Moradora do bairro Ambaí, a dona de casa Grace Schuindt dos Anjos de Mattos, 55 anos, não perdeu tempo e fez o exame na segunda-feira. Ela vinha sentido dores nos calcanhares e nos joelhos, mas saiu aliviada ao ver o resultado da ultrassonometria. Mesmo assim, o sinal de alerta foi ligado.

“O exame mostrou que já estou no limite, quase com osteopenia. Vou procurar fazer exercícios e melhorar minha alimentação antes que meu quadro evolua e eu tenha osteoporose. Com saúde não se brinca”, disse Grace.

Secretário municipal de Saúde, o ortopedista Luiz Antônio Teixeira Júnior indica banho de sol, sempre antes das 9h e após as 16h, exercícios físicos e uma dieta rica em cálcio e Vitamina D para evitar que a osteopenia evolua e se torne uma osteoporose.

“A pessoa com a doença deve consumir leite e seus derivados, como iogurte, queijo branco e ricota, verduras com folhas escuras, peixes e ovos. Também é importante praticar uma atividade física pelo menos três vezes por semana e durante 30 minutos. A exposição deve ser entre 10 e 15 minutos e é indicada para melhorar a ação da Vitamina D em nosso organismo” sugere o secretário.

Geriatra da Policlínica Dom Walmor, doutor Silvio Macedo explica que a osteoporose não tem cura, mas garante que é possível o paciente ter uma vida normal caso ele se trate de forma adequada. “A prevenção é o melhor remédio. Mas quem tem a doença é necessário fazer tratamento com remédio. Com seis meses a pessoa começa sentir redução dos sintomas e qualquer modificação neste sentido, mesmo que pequena, é muito positiva. Quando maior a regressão da doença, menos chances do paciente ter fraturas”, explicou o geriatra.

 “O prefeito Nelson Bornier está bastante preocupado com a prevenção da osteoporose e traçou a meta de pelo menos 1.600 exames. Eles são realizados no mesmo dia do agendamento e caso a doença seja diagnosticada, a paciente participará de uma palestra sobre as causas e o tratamento necessário e será encaminhada para um especialista”, disse o secretário Luiz Antônio.

O serviço será oferecido no Pam Dom Walmor (Rua Dom Walmor, s/nº, Centro de Nova Iguaçu) até o dia 28, sempre das 9h às 12h. Entre os dias 31/03 e 04/04 o exame poderá ser feito no Centro de Saúde Vasco Barcellos (Rua Bernardino de Mello, 2845, Centro). Já no PFS do bairro Valverde oferecerá a ultrassonometria do dia 7 a 11 de abril.

Nenhum comentário: