Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Discriminação racial é tema de palestra em Nova Iguaçu

ASCOM
Discriminação racial é tema de palestra em Nova Iguaçu
A Coordenadoria de Igualdade Racial de Nova Iguaçu irá realizar nesta sexta-feira (21/03), às 9h,  uma palestra com roda de conversa sobre discriminação racial no Instituto de Educação Rangel Pestana (Ierp), Centro. A equipe técnica da Coordenadoria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fará uma reflexão com os alunos sobre a promoção da igualdade racial e combate ao racismo em Nova Iguaçu. O Dia Internacional de Combate ao Racismo é comemorado em 21 de março.

Histórico da data
Em 21 de março de 1960, a África do Sul foi cenário para mais uma manifestação causada pelo sistema apartheid, que culminou no extermínio de 69 pessoas, entre mulheres e crianças, e ferimento de 180. Neste dia, mais de 20 mil sul-africanos saíram às ruas para protestar conta a Lei do Passe, que obrigava os indivíduos não-brancos a andarem com uma carteirinha que constasse  cor, etnia, profissão e situação na Receita Federal, o que impossibilitava o livre trânsito pela África do Sul.

O acontecimento ficou marcado como o “Massacre de Sharpeville” e, em 1969, a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou 21 de março como o Dia Internacional de Combate ao Racismo.  Além da data remontar o cruel episódio de 1960 na África do Sul, é uma comemoração aos Direitos Civis e reflexão para o combate ao racismo, xenofobia e demais formas de intolerância.

Nenhum comentário: