Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

CISBAF QUER ESTRUTURAR REFERÊNCIA CARDIOVASCULAR NA BAIXADA

Por: Claudia Souza
CISBAF QUER ESTRUTURAR REFERÊNCIA CARDIOVASCULAR NA BAIXADA
 Estruturar serviços essenciais na área cardiovascular na Baixada Fluminense. Este é o principal objetivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense que está realizando estudos para viabilizar a instalação de equipamentos para a realização de exames especializados no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, e a realização de tratamento rápido para infarto agudo do miocárdio nas unidades básicas de saúde de todos os municípios.

A proposta é instalar no hospital – que será transformado em polo de referência na área cardiovascular para toda a Baixada –, equipamentos fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças e acompanhamento dos pacientes, como ecocardiograma, monitor holter e teste ergométrico. Outra iniciativa é fazer o tratamento rápido em todas as unidades básicas de saúde para os casos de infarto agudo do miocárdio com o uso de trombolíticos, medicações aplicadas por via endovenosa com o objetivo de desfazer o trombo que se formou na artéria coronária afetada.

O infarto agudo do miocárdio é uma síndrome coronária aguda e exige um atendimento imediato. Estudos da Universidade Federal de São Paulo mostram que na maioria dos casos existe um retardo no reconhecimento e na valorização de seus sinais e sintomas. Devido a este problema e a gravidade da situação, cerca de 1/3 das pessoas que tem infarto agudo do miocárdio morrem antes de chegar ao hospital. O maior benefício é alcançado quando a terapia trombolítica é administrada ao paciente. Estatística do Ministério da Saúde apontam que de 11% a 15% dos pacientes que chegam às unidades de atendimento emergencial com problemas cardíacos, ainda evoluem para óbito no país.

Para a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, estudos estão sendo feitos para avaliar a viabilidade e a demanda de toda a Baixada. Em sua opinião, esse avanço salvará muitas vidas. “Sem dúvida, esse será um enorme e importante avanço para os municípios da Baixada Fluminense. Com a implantação destes projetos, conseguiremos oferecer ao paciente assistência especializada adequada e imediata, reduzindo número de óbitos e sequelas da doença.”

Os equipamentos e suas funções
O monitor holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais. É utilizado para observar arritmias cardíacas ocasionais que seriam difíceis de serem identificadas em um período de tempo menor, como em um exame de eletrocardiografia (ECG). O ecocardiograma abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração e é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portador

Nenhum comentário: