Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

PARCERIA DO CISBAF E INC GERAM FRUTOS PARA A BAIXADA

CLAUDIA SOUZA
PARCERIA DO CISBAF E INC GERAM FRUTOS PARA A BAIXADA
A parceria firmada entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e o Instituto Nacional de Cardiologia começa a gerar frutos para a região. A proposta, acordada entre os secretários de Saúde, é implantar um polo da rede de atenção cardiovascular no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. Uma comissão técnica do INC e do Cisbaf, acompanhados pelo secretário de Saúde de Caxias Camilo Junqueira e equipe, visitou a unidade esta semana. O hospital atenderá urgências de maior complexidade e será referência cardiovascular para pacientes de toda a Baixada.

Segundo a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, a parceria será fundamental para os municípios, já que o atendimento especializado é extremamente deficitário na região. “A Baixada possui uma enorme demanda para a área cardiovascular e criar este polo irá não só possibilitar a assistência adequada e eficiente, como evitar a migração do paciente para a cidade do Rio”, destaca.

Dados do INC mostram que mensalmente a entidade atende cerca de dois mil pessoas do Estado do Rio de Janeiro para a realização de exame de sangue para dosagem de anticoagulação. Deste total, 70% são oriundos da Baixada Fluminense. Com a criação do polo em Caxias, a ideia é passar a fazer o exame na unidade.

Caxias avança na implantação do serviço
O município de Duque de Caxias vem avançando na implantação do serviço cardiovascular. No Hospital Moacyr do Carmo metade dos leitos intensivos passaram a fazer parte da unidade coronariana e uma UPA, que está sendo construída acoplada ao hospital, oferecerá serviços de hemodinâmica. De acordo com Rosangela Bello esta unidade de pronto-atendimento de 1.500 m² terá assistência diferenciada voltada exclusivamente para a área cardiovascular.

Outra iniciativa acordada é a capacitação sobre hipertensão arterial para médicos e enfermeiros da atenção básica que atuam nas unidades da Baixada Fluminense. O Cisbaf, através do Núcleo Regional de Telessaúde, o INC e uma equipe do município de Caxias promoverão o curso com duração de três dias, no auditório do Moacyr do Carmo.

Nenhum comentário: