Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Estelionatário preso com declaração falsa para sacar o FGTS como vítima das chuvas

Estelionatário preso com declaração falsa para sacar o FGTS como vítima das chuvas
                               
Mais de 20 mil pessoas já conseguiram a liberação do benefício
O secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, Luiz Antunes, prendeu em flagrante, na quarta-feira (19), Vagner Salles dos Santos, 34 anos. Ele é acusado de tentar fraudar declaração da prefeitura para ter direito ao saque, na Caixa Econômica Federal, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como vítima das chuvas de 5 e 11 de dezembro.

         Como o bairro Aliança, onde reside, não está contemplado no Decreto Municipal para receber o benefício, Vagner falsificou uma declaração da Secretaria de Defesa Civil, se passando como morador da Avenida Abílio Augusto Távora, 2.651, no bairro Nova Era.

         Segundo Antunes, que também é policial civil, Vagner chegou à Defesa Civil alegando que havia recebido o documento sem a devida assinatura.

         “Ele deu azar ao falar comigo, sem saber que estava diante do Secretário Municipal de Defesa Civil, responsável pela liberação da Declaração”, contou o secretário. Segundo ele, o criminoso usou tipologia e brasão da prefeitura diferentes para confecionar o documento falso.

          “Primeiro, constatei que o nome dele não estava no sistema. Depois, o levei para o meu gabinete, dei-lhe um aperto e ele acabou confessando o crime. É claro, que já saiu preso, direto para a 52ª DP, sob acusação de tentativa de estelionato”, contou Antunes.

         Vagner apresentou Carteira Profissional como funcionário da área de produção da Indústria Granfino.       


          TERMINA O PRAZO PARA PEDIR O FGTS
         Termina nesta sexta-feira (21) o prazo para que trabalhadores residentes nas 46 regiões de Nova Iguaçu, castigadas pelas chuvas dos dias 5 e 11 dezembro, deem entrada na prefeitura com o pedido de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O benefício, no valor de R$ 6.220,00, só poderá ser sacado até segunda-feira (24) em qualquer agência da Caixa da Econômica Federal (CEF).

         Desde o dia 20 de janeiro, mais de 20 mil pessoas já haviam passado pelo setor de triagem, na Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, que funciona na Rua Itacuruçá, localizada atrás da sede da prefeitura.

O secretário Luiz Antunes disse que o interessado deve comprovar que mora numa das regiões atingidas pelas chuvas e que tenha sido beneficiadas pelo Decreto assinado pelo prefeito Nelson Bornier. “Para quem mora em sub-bairro, a certificação é dada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.

 “É um trabalho minucioso, com triagem rigorosa para evitar problema, conforme determina o Governo Federal, através da Agência Nacional de Defesa Civil, subordinada ao Ministério da Integração Nacional. Agente checa o comprovante de residência e documentos pessoais, como Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e PIS. Só então, emitimos a Declaração da prefeitura para a liberação o saque do FGTS junto à Caixa Econômica Federal”, explicou o secretário.

Para Nívia Maria Alves Mariano, 40 anos, a liberação do FGTS vai ajuda-la, em parte, a repor pelo menos parte do que perdeu com a enxurrada de dezembro. Moradora na Rua Paulo Amaral, em Corumbá, com marido e dois filhos, ela contou que ficou desesperada com a situação. “É duro você ver indo por água abaixo tudo aquilo que você conquistou com muito sacrifício”, observou.

De acordo com o Decreto Municipal tem direito à liberação do FGTS moradores da Palhada, Aymoré, Jardim Iguaçu, Jardim Roma, Riachão, Tancredo Neves, Planalto, Zero Sete, Bandeirantes, Jardim Vanaã, Jardim Pernambuco, Metropolitano, Ouro Fino, Ouro Preto, Ouro Verde, Rosa dos Ventos, Comendador Soares, Tinguazinho, Vila Guimarães, Batuta, Santa Cecília, Vila Zenith, Beira Rio, Grande Rio, Parque Suécia, Mariléia, Quarenta e Três, Carlos Sampaio, Inconfidência, Independência, Austin, Danon, Mangueira, Jardim Palmares, Nova Era, Cerâmica, Vila de Cava, Amaral, Santa Rita, Corumbá, Miguel Couto, Gerard Danon, Caioaba, Bairro Botafogo, Posse, Adrianópolis e Vila Beth.

 - 

Nenhum comentário: