Páginas

sábado, 22 de março de 2014

Saúde Nova Iguaçu: Consultório na Rua faz exames preventivos e testes de sífilis em moradoras de rua

Por: Raphael BitencourtFoto Everton Barsan
Saúde Nova Iguaçu: Consultório na Rua faz exames preventivos e testes de sífilis em moradoras de rua
Ação também conta com palestras sobre planejamento familiar para casais com número elevado de filhos
Até o dia 18 de abril, o alvo do projeto Consultório na Rua, da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é cuidar da saúde das mulheres que vivem nas ruas. A equipe do Consultório na Rua ficará no Centro Pop, espaço no Centro da cidade para moradores de rua, oferecendo testes de sífilis, exames preventivos, encaminhamentos para mamografia e palestras sobre planejamento familiar.

Moradora de rua há oito anos, Cássia Nazareth, 47, fez os exames na tarde desta sexta-feira (21/03). Ela explica que o fato de estar na rua não significa que não deve cuidar da saúde. “Sempre que tem ações assim, procuro atendimento. Faço o preventivo pelo menos uma vez por ano. Ser moradora de rua não é desculpa para não se preocupar com a saúde”, conta Cássia.

Ela é casada com Luciano Barros, com quem vive na rua, e tem quatro filhos. Após fazer o exame preventivo e o teste de sífilis, ela foi convidada a voltar ao Centro Pop para participar de uma palestra sobre planejamento familiar. “Não só as mulheres, mas também seus companheiros podem participar das palestras. O objetivo é esclarecer dúvidas dos casais, especialmente aqueles que já têm um número elevado de filhos, para orientar e apresentar métodos contraceptivos. As palestras acontecem sempre às segundas e sextas-feiras”, explica Ana Lúcia Borges, superintendente de Saúde Mental.

Secretário Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior acredita que a equipe do Consultório na Rua faz um dos trabalhos mais louváveis do setor: cuidar daqueles que não têm oportunidades.

“A missão do Consultório na Rua é exatamente promover aos moradores de rua o acesso a estes serviços básicos. A saúde é um bem comum a todos e o prefeito Nelson Bornier sempre nos orienta a trabalhar em parceria com a Secretária Municipal de Assistência Social para que possamos promover a esta parcela da população, especialmente às mulheres, ações como esta”, afirma o secretário.

A equipe do Consultório na Rua continuará realizando as ações voltadas para as mulheres moradoras de rua no Centro Pop até o dia 18 de abril. Os atendimentos acontecem entre 8h e 12h, na Rua Otavio Tarquino 895, Centro de Nova Iguaçu.


Nenhum comentário: