Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Governo Bornier faz Codeni cuidar melhor de Nova Iguaçu

Por: ASCOMFotos de Thiago Loureiro
Governo Bornier faz Codeni cuidar melhor de Nova Iguaçu
Depois de amargar anos de penúria, praticamente inoperante, com equipamentos sucateados, dívidas juntos a fornecedores, nome sujo na praça e centenas de ações trabalhistas na Justiça, a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) deu finalmente a volta por cima.

Considerada o “anjo da guarda” do Governo Municipal, é a Codeni, empresa pública de economia mista, que cuida das praças públicas, vias urbanas da cidade, incluindo manutenção de rede de drenagem e de esgotamento sanitário, além de pavimentação de ruas e avenidas e apoio na área de edificações e manutenção predial.

A empresa já contabiliza 7.788 novas intervenções na cidade, desde a volta do prefeito Nelson Bornier ao governo municipal, em janeiro do ano passado. Foram pelo menos 1.635 ações de desobstrução de esgoto, 1.564 intervenções na rede de drenagem, outras 456 em praças públicas, monumentos e calçadas, além de 3.589 serviços de reparo e manutenção em escolas, creches, hospitais, postos de saúde e em outras unidades da municipalidade.

De volta à presidência da empresa, cargo que também exerceu nos dois primeiros governos do prefeito Nelson Bornier, entre 1997 e 2002, o advogado e contador Alcir Xavier festeja a recuperação da Codeni, lembrando que foi preciso “um choque de gestão”, supervisionado pela força-tarefa que ele criou para colocar a Codeni definitivamente de volta aos trilhos da eficiência.

A nova Codeni foi submetida à sua primeira “prova de fogo”, já no Governo Bornier, durante as enxurradas de novembro e dezembro de 2013, que deixaram mortos e milhares de desalojados e desabrigados, levando o prefeito a decretar estado de emergência e, depois, de calamidade pública na cidade.

 A empresa saiu-se bem, também como responsável pela infraestrutura de grandes eventos na cidade, a exemplo da “Festa do Aipim”, em Tinguá, nos “Chega Mais Comunidade” e nos dois últimos carnavais. “Nesses momentos, o nosso pessoal mostrou notável capacidade de reverter o quadro de inoperância que atingia a empresa”, elogiou o presidente.

Alcir Xavier explicou que assumiu o órgão do Governo Municipal em situação praticamente de falência. Somente com a Justiça Comum e do Trabalho, incluindo também o Ministério Público, foram 851 audiências, numa média de 71,5 visitas/mês do corpo jurídico da Codeni ao Fórum, durante o ano de 2013. “Mesmo conseguindo 54 acordos, ainda tivemos que desembolsar cerca de R$ 300 mil, somente com ações trabalhistas”, contabilizou.

Para Alcir Xavier, as pendengas jurídicas, tanto na alçada trabalhista quanto na Justiça Comum, foram resultados de uma administração não muito comprometida com uma boa política de recursos humanos.

“E isso resultou em um número imenso de ações trabalhistas. A empresa contratava, mas não pagava. Isso, sem contar outras diversas falhas administrativas”, explicou o presidente da Codeni. Ele lembrou que o Governo Bornier também pagou uma dívida de R$ 66 mil de aluguéis em atraso do prédio da antiga sede da Codeni, na Rua Arcelino Pereira Neves, atrás da casa de espetáculo Bossa Nossa, a poucos metros da Via Light.

Segundo ainda Xavier, as intervenções da Codeni, com o novo Governo, já reduziram bastante o número de reclamações por parte dos moradores da cidade, além de ter melhorado também o visual urbano. “Quando assumimos, o Centro de Nova Iguaçu fedia”, contou, frisando que foi necessária a retirada de cerca de duas toneladas de dejetos que assoreavam o valão que corta a Via Light, obstruindo o escoamento natural de parte do esgoto produzido na cidade.

“Encontramos a Codeni, eu diria, inorganizada. Mas está no meu sangue superar desafios”, disse Xavier, responsável pela reestruturação da empresa.

 “Até porque, quando assumimos, não tínhamos a menor ideia da real situação Codeni, a exemplo do montante da dívida e de outros problemas administrativos, já que também não houve transição do governo passado. Por isso mesmo, tivemos que decretar intervenção no órgão”, lembrou o presidente da instituição, para quem foi preciso um choque de gestão, comandada por uma força-tarefa, para colocar a Codeni de volta aos trilhos da eficiência.

“A nossa proposta é levar a Codeni a desenvolver as atividades para as quais ela foi criada. Agora, em 2014, vamos tratar da recuperação de todas as praças públicas da cidade, apoio da Secretaria Municipal, de Obras, começando pela Santos Dummond e Skate”, anunciou Alcir Xavier.

Nenhum comentário: