Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Tinguá ganha base descentralizada do Samu


Por: Raphael Bitencourt Foto: Everton Barsan
Tinguá ganha base descentralizada do Samu
Prefeito Nelson Bornier diz que investimentos na Saúde este ano devem superar os gastos de 2013 
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, inaugurou no fim da tarde de sábado (15/03) uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no distrito de Tinguá, distante 26 quilômetros do Centro. O objetivo é agilizar o atendimento à população da região, que antes precisava esperar cerca de uma hora pelo socorro. Agora, uma equipe de profissionais fará os atendimentos de urgência na ambulância, estacionada ao lado da Associação de Moradores do bairro. Nas primeiras horas de funcionamento, logo após a inauguração, a base já tinha realizado quatro atendimentos.

“Esta iniciativa faz parte do Programa Nova Saúde Iguaçu lançado prefeito Nelson Bornier para melhorar a saúde e resgatar a cidadania dos iguaçuanos.  Ter esta base descentralizada em Tinguá, em parceria com a Associação de Moradores,  significa dar à população um atendimento domiciliar de verdade. Quando alguém ligar para o número 192, tenha a certeza de que a ambulância estará aqui para fazer o socorro de maneira rápida e eficiente”, garantiu o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, destacando que a base descentralizada de Tinguá não será a única.
"Nos próximos meses, Nova Iguaçu deve ganhar pelo menos mais uma base do Samu, desta vez sendo no Km 32 próximo a unidade Patricia Marinho, que esta sendo reconstruída", anunciou o secretário. 

Em 2013 os atendimentos do Samu de Nova Iguaçu cresceram 388% em relação ao ano anterior. Em 2012 foram registrados 1.421 atendimentos, enquanto no ano passado, já sob a nova gestão, este número subiu para 5.514.
Segundo o prefeito Nelson Bornier, 26% do orçamento do município foram investidos na Saúde. Boa parte desse percentual foi aplicado nas reformas da Policlínica Dom Walmor, do Hospital Geral de Nova Iguaçu e na Nova Maternidade Mariana Bulhões, reinaugurada em dezembro. Bornier acredita que os gastos no setor devam ser ainda maiores este ano.

“Em pouco menos de três meses nasceram mil crianças na maternidade. Há muitas mães de outros municípios vindo ter seus filhos em Nova Iguaçu. Por isso, vamos começar as obras de ampliação da maternidade para poder dobrar o número de atendimentos. Em breve anunciaremos a segunda fase do Programa Nova Saúde Iguaçu, que prevê uma série de inaugurações ainda para este ano", revelou o prefeito.


Nenhum comentário: