Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Nova Iguaçu participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Baixada Fluminense

Por: ASCOMFotos: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Baixada Fluminense
O secretário de Defesa Civil e Ordem Pública de Nova Iguaçu, Luiz Antunes, participou na manhã desta sexta-feira (14), da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Baixada Fluminense, realizada no Teatro Escola Marlice da Cunha, em Queimados. O evento foi aberto pelo prefeito da cidade sede da conferência, Max Lemos.

Acompanhado de um corpo técnico, jurídico e de engenheiros, Antunes afirmou que desde 1998, já via a necessidade de estudar soluções de Defesa Civil para a Baixada como um todo. “Acredito que os problemas das 13 cidades são comuns. Estamos abaixo do nível do mar, por isso, quando chove o escoamento é lento. Precisamos reivindicar pela dragagem e desassoreamento dos rios e afluentes que cortam os municípios. Mas, além disso, esse encontro deve servir para fortalecer a pasta na região e assim, conseguirmos mais investimentos junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Integração. Temos que estar equipados não somente para trabalhar com os desastres, mas principalmente, prevenir que aconteçam”, avalia Luiz Antunes.

Com representantes e agentes de Defesa Civil dos 13 municípios da Baixada Fluminense, o evento contou com palestras que abordaram os temas “Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres no Estado do Rio de Janeiro”, “Gestão de Conhecimento em Proteção e Defesa Civil”, “Como Tornar as Cidades da Baixada Fluminense Resilientes a Desastres”, Importância da Gestão das Bacias Hidrográficas na Redução de Riscos de Desastres” e “Papel da Imprensa na Redução de Riscos de Desastres”.

Em seguida, houve a apresentação e aprovação do regulamento da conferência, e os participantes foram divididos em grupos de trabalhos para elaboração de propostas. O evento contou ainda com eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Defesa Civil. 



Nenhum comentário: