Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Nova Iguaçu convoca para mutirão de recuperação de Horto Municipal

O superintendente de Áreas Verdes, Luney Martins de Almeida, e a coordenadora de Áreas Verdes, Angélica Cavalcanti, reunirão um mutirão para organizar e reabrir o Horto Municipal
Por: ASCOMFOTOS: Alexandro Adds
Nova Iguaçu convoca para mutirão de recuperação de Horto Municipal
Voltar a produzir mudas, aumentar a arborização e cuidar do verde de uma cidade que tem mais de 500 km² e está em total ascensão são alguns dos objetivos da Superintendência de Áreas Verdes da Prefeitura de Nova Iguaçu. Pensando nisso, o setor, que está dentro da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, irá promover um mutirão, no sábado (22.03), para organizar e colocar o Horto Municipal em pleno funcionamento, com produção de mudas. De acordo com o superintendente de Áreas Verdes, Luney Martins de Almeida, a população que gosta de plantas e quiser ser voluntária será muito bem vinda.

Luney destacou que o Horto Municipal terá capacidade para produzir 500 mudas por mês de árvores, arbustos e forrações para praças e escolas municipais. O superintendente enfatizou ser justo uma estrutura adequada para um tema de tamanha importância. Segundo ele, o objetivo é aumentar as áreas verdes e as de lazer, garantindo o bem-estar da população, além de voltar a promover a visitação das escolas. “O Horto Municipal será reformado e ganhará estrutura para voltar a produzir mudas. Ele funcionará também como nossa base de operações. Devemos tratar a cidade como ela merece ser tratada. Precisamos pensar em um futuro com mais verde”, ressaltou.

O Horto Municipal fica na Avenida Abílio Augusto Távora, nº 1.613, no Bairro da Luz. O mutirão irá acontecer neste sábado, de 8 às 15h. Mais informações: 3770-5990 (Superintendência de Áreas Verdes) ou 2698-5385 (Horto Municipal).

Outros Projetos – A Superintendência de Áreas Verdes promete, ainda, implantar vários projetos no município, entre eles o Parque Botânico Municipal, numa área de 400 mil metros, em Santa Rita. Enquanto o projeto do Parque Botânico Municipal não ganha verba e não sai do papel, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente irá plantar dez hectares, o equivalente a 100 mil metros de mudas de árvores da mata atlântica. A ação, junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), não irá gerar nenhum custo para a prefeitura. A empresa irá manter o arboreto por três anos.

Luney informou que já foram plantadas mais de quatro mil mudas no município. O plantio faz parte do projeto Cidade Verde. Luney explicou que foram escolhidas algumas espécies de poucos problemas futuros como pau-ferro, pau-brasil e aroeira para serem plantadas pela cidade. O projeto também inclui levantamento e cadastramento de todas as praças. O objetivo é identificar o estado de cada uma para sinalizar a necessidade de manutenção ou reforma. 

O secretário Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, explicou que o crescimento de Nova Iguaçu esbarra na falta de planejamento urbano de longo prazo e, principalmente, na falta de cuidado com a arborização. “A falta das áreas verdes, além de refletir no ar, na temperatura e no embelezamento da cidade, atinge negativamente a qualidade de vida do ser humano”, alertou.

A Superintendência de Áreas Verdes está implantando, ainda, o Inventário Arbóreo, que está realizando um levantamento de todas as árvores em calçadas da cidade, identificando as problemáticas. Segundo Luney, será contratada uma empresa, que já está em processo licitatório, para fazer a poda de todas as árvores que oferecem riscos à sociedade, sejam de queda natural ou ação de terceiros. A ideia, segundo ele, é reduzir custos operacionais e evitar acidentes. O superintendente disso que o Inventário Arbóreo irá, ainda, identificar o quanto de áreas verdes a cidade tem e o quanto falta para garantir a qualidade de vida da população.


Nenhum comentário: