Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Nova Iguaçu combate racismo e discriminação

 Alunos do ensino normal assistem a palestra
Thiago Pereira conversa com alunos sobre racismo
Por: Clébio LuizFotos: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu combate racismo e discriminação
Para comemorar o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, a Coordenadoria de Igualdade Racial de Nova Iguaçu organizou uma palestra nesta sexta-feira (21-03), com os alunos do Instituto de Educação Rangel Pestana para conscientizar sobre a importância da igualdade e o combate ao racismo. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

O Superintendente da Secretaria de Assistência Social, Thiago Pereira, 29 anos, falou sobre o projeto Juventude Viva na cidade. “Esse projeto visa diminuir a mortalidade da juventude negra. Hoje, o nosso município ocupa a vigésima colocação entre as cidades com o maior número de assassinatos contra negros. A gente precisa diminuir esses números, através do trabalho de conscientização”, explica ele.

Segundo a psicóloga Daiane Mello, que trabalha frequentemente com casos de racismo contra crianças e adolescentes, existem também outros tipos de preconceitos pela estrutura física, escolha sexual, religião, que merecem a mesma atenção. Ao longo da palestra, Diana ofereceu exemplos e orientou jovens a estender esse debate para os pais, amigos e familiares com o intuito de multiplicar essas informações.

Foram distribuídos aos jovens o Estatuto da Igualdade Racial e o Estatuto da Juventude que informa sobre os direitos de igualde de cor e os princípios de políticas públicas para a juventude. A estudante Priscila Araújo, 16 anos, disse que a palestra foi de suma importância “porque a discriminação está no cotidiano, ainda mais na escola, uma realidade que não podemos ignorar”.

O dia Internacional de Combate à Discriminação Racial é consequência do massacre de 20 mil pessoas que fizeram um protesto contra a Lei do Passe, há 54 anos na África do Sul. Durante o protesto, 69 pessoas foram exterminadas e 180 feridas, a data ficou conhecida pelo Massacre de Shaperville.

 CLÉBIOLUIZ
JORNALISTA
REG PROF 18.157 - MTB

Nenhum comentário: