Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2015

DEUS NOS LIVRE DA POLÍTICA DE IGUASSÚ

Coronel Francisco Soares
Por Ney Alberto(in memoriam)
DEUS NOS LIVRE DA POLÍTICA DE IGUASSÚ
 O Município de Iguassú voltou a existir. Dois poderosos capitalistas estavam em campanha política voltados para a Câmara Municipal(vereança). Ignácio Antonio de Souza Amaral e Francisco José Soares, líder do movimento pro- Restauração do Município desencadeado em 1835. Ser Vereador (intendente)  e conquistar a Presidência  da Intendência, significava, também Administrar - com o título de Intendente Geral - o extenso Município. Sendo ao mesmo tempo, Presidente do Legislativo e Chefe do Executivo. Significativos poderes enfeixados em um só 'comando'.

 Edgar Mello - descendente dos Souza e Mello, ligados à Iguassú e a Fazenda São Bernardino - contou-me a origem do dito popular - "Deus nos livrai da política de Iguassu" (surgido em 1836). E, anos depois da narrativa feita por Mello, li, num livreto ("Apontamentos biographicos de Francisco José Soares", Rio de Janeiro, 1837, de autor anônimo) , o seguinte: "pleiteando legalmente uma eleição", Soares "foi ferido gravemente pelo bacamarte do sicário no recinto da igreja". Mello dizia que o gatilho do 'bacamarte' (espingarda) tinha sido acionado por Inácio Amaral e que Soares só não foi atingido, mortalmente, porque um escravo salvou "seu Senhor".

 Francisco José Soares (futuro Comendador Soares) presidiu a Câmara, de 1837 a 1844, seguidamente; Inácio de Souza Amaral (futuro Barão do Guandu, ocupou, a mesmas Presidência, de 1849 a 1858, sem, também, interrupções. Os dois, tempos depois, voltariam à Presidência da Câmara ( de Vereadores). Posição, consequentemente, ampliada por causa da Administração do Município de Iguassú.

 O dito popular se espalhou por toda a Província(RJ), alcançando os limites mineiros e paulistas. Este constrangedor e aterrorizante dito popular seria pronunciado em 1928 e em 14 de dezembro de 1930


Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  

Nenhum comentário: