Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

Olimpíada do Conhecimento invade as oficinas do SENAI Nova Iguaçu e Duque de Caxias

Joana Braga Mineiro/Karla Freire
Olimpíada do Conhecimento invade as oficinas do SENAI Nova Iguaçu e Duque de Caxias

 Quarenta e nove jovens da Baixada Fluminense, alunos do SENAI, foram selecionados para disputar a etapa escolar da maior competição de educação profissional da América Latina

Nova Iguaçu e Duque de Caxias, 9 de junho de 2015
 Foi dada a largada para a maior competição de educação profissional da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento. A etapa escolar do evento começou nesta segunda, dia 8, e vai até sexta-feira, dia 12, em todo o estado do Rio. Na Baixada Fluminense, as duas unidades do SENAI, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, selecionaram ao todo 49 alunos. Durante o torneio, eles serão expostos a situações de problemas e terão que resolver as provas para se classificarem para a etapa nacional.

 Sidney dos Reis, chefe de Educação Profissional do SENAI Nova Iguaçu, explicou que além de motivar os alunos, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. “O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, que orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas. A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional, e os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, competição mundial de competência profissional”, destacou Sidney.

No SENAI Duque de Caxias foram selecionados 24 jovens, entre 15 e 19 anos, alunos das ocupações de Caldeiraria, Eletricista de Manutenção, Técnico de Instrumentação e Controle, Técnico em Segurança do Trabalho e Mecânico de Manutenção. Já em Nova Iguaçu, com 25 alunos, entre 16 e 20 anos, os cursos são Segurança do Trabalho, Instrumentista Industrial, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Tornearia Mecânica, Soldagem e Mecânica de Automóveis.

Os competidores, selecionados por meio de avaliação comportamental e prova teórica, têm, entre outras intenções, mostrar suas habilidades e ser reconhecido no mercado de trabalho. Dennison Andrey Siqueira, 20 anos, é um dos que sonham com um emprego na indústria. Aluno do curso de eletricidade industrial do SENAI Caxias há um ano e meio, ele revela que está com expectativas no torneio. “Estou muito feliz por ter sido selecionado para essa olimpíada e quero crescer na minha profissão. Meu foco agora é o mundial, quero competir internacionalmente com alunos de vários países”.

 A Olimpíada do Conhecimento começa dentro das escolas do SENAI, que a usa como um dos instrumentos de avaliação e aperfeiçoamento permanente das ações educativas das unidades de ensino, na busca de melhorias contínuas que garantam sempre uma formação profissional de qualidade, e o desenvolvimento em nível de excelência dos jovens que dela participam. O torneio é composto pelas etapas escolar, estadual, nacional e internacional, e em cada etapa os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Sexta-feira, dia 12, serão divulgados os nomes dos estudantes classificados para a fase estadual, que vai de 29 de junho a 3 de julho em polos espalhados pelo estado.


Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.


Nenhum comentário: