Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

SESI Nova Iguaçu promove Torneio de Robótica e estimula a imaginação dos alunos

SESI Nova Iguaçu promove Torneio de Robótica e estimula a imaginação dos alunos
Com o tema Energia, jovens entre 11 e 18 anos usaram a criatividade para buscar soluções inovadoras, com a construção de robôs programados com tecnologia e peças Lego

 Com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes em assuntos científico-tecnológicos no ambiente escolar, a Escola SESI Nova Iguaçu, em parceria com a LEGO Education, realizou nesta segunda-feira, dia 29, o II Torneio Interno de Robótica. Com o tema Energia, sete equipes, formadas por jovens do 6º ano ao Ensino Médio articulado com curso técnico do Senai, usaram a imaginação e a criatividade para buscar soluções inovadoras, com a construção de robôs programados com tecnologia e peças Lego. A finalidade do torneio foi desenvolver e integrar os estudantes, que tem entre 11 e 18 anos, para representar a unidade em competições futuras de robótica.

 A diretora da unidade, Silvania Araujo, explicou que na Escola SESI a robótica, de cunho educativo-científico-tecnológico, está na grade curricular porque prepara crianças, jovens e adultos para atuarem no mercado. “O projeto desenvolve soluções de aprendizagem inovadoras fundamentadas em quatro pilares da educação: construção de projetos, desenvolvimento de habilidades intelectuais, trabalho em equipe, e tomada de decisões para a solução de situações-problema. Quando todas essas habilidades e capacidades são combinadas e potencializadas tornam-se as competências essenciais para a vida do estudante e é aí que se concretiza o aprender a agir”, destacou Silvania.

 O projeto é dividido em três etapas: organização e método, tecnologia e engenharia e pesquisa. A competição conta com quatro etapas: interna, estadual, nacional e internacional. Os estudantes são avaliados pela criatividade, pertinência ao tema, vocabulário adequado, inovação tecnológica, funcionalidade do projeto, postura durante a apresentação e cooperação entre a equipe. As equipes participantes da etapa interna da Escola SESI Nova Iguaçu foram Shock LEGO, Renovation, NXT Prime, ARTinLEGO, Eletro Sonic, Blackout e Leguaçu.

 O estudante Leandro Henrique Varella, 14 anos, do 9º ano, foi um dos destaques durante o desafio de mesa com o desempenho do robô, montado pela equipe que integra, a Shock Lego. “Nossa solução para amenizar os impactos do grande consumo de energia é criar um gerador similar aos das usinas elétricas, porém menores. Ele seria instalado no cano do caminho da água e geraria energia para celulares ou equipamentos pequenos em uma bateria neste sistema. Ou seja, evitaríamos o uso do chuveiro elétrico, por exemplo, e teríamos economia em duas frentes, diminuindo o consumo excessivo de energia elétrica. Participar de um torneio nos faz não querer mais parar de pensar em soluções tecnológicas para o mundo”, disse o aluno.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  

Nenhum comentário: