Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nova Iguaçu tem plano municipal de Educação definido para os próximos dez anos

Por: ASCOM/Fotos: Madalena Angelo
Nova Iguaçu tem plano municipal de Educação definido para os próximos dez anos
Nova Iguaçu definiu o Plano Municipal de Educação (PME) para próximos dez anos (2015 a 2025). A lei número 4.504 de 23 de junho de 2015 foi sancionada pelo prefeito Nelson Bornier e publicada no diário oficial desta quarta-feira (24). O documento pode ser consultado na íntegra no jornal ZM Notícias, entre as páginas 3 até 23 da publicação.

Ao todo, são 20 metas e centenas de estratégias municipais que deverão nortear a educação iguaçuana na próxima década. Com a aprovação, Nova Iguaçu cumpre o primeiro prazo do Plano Nacional de Educação (PNE). A lei produzirá efeitos na cidade a partir de 1º de janeiro de 2016. Vale ressaltar, que o governo está investindo mais de R$ 40 milhões na reforma e construção de escolas, com o objetivo de garantir acesso à educação e melhoria do espaço físico.

O plano abrange a educação da Rede Municipal de Ensino e ainda estabelece as diretrizes e metas para o ensino médio e educação superior no município. Entre as 20 metas estão ainda a educação infantil, ensino fundamental, alfabetização, valorização do professor, financiamento da educação, aprendizado adequado na idade certa, gestão democrática, educação integral, plano de carreira do docente, entre outras. 

A secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, destaca a importância do PNE, que foi discutido durante quatro dias no mês de abril nas escolas e depois no Fórum de Adequação ao Plano Municipal de Educação 2015/2025, realizado no dia 14 de maio.

“Durante o Fórum eu falei da importância de aprovarmos um PME que estivesse dentro de nossa realidade educacional. Precisamos avançar para que possamos ao longo do decênio conquistar as metas planejadas para nossa cidade”, disse a Secretária, destacando que Nova Iguaçu já vem investindo mais do que percentual exigido em Lei na Educação e que o prefeito Bornier tem dado atenção às escolas que passaram mais de 10 anos sem investimento.

No caso da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura está investindo na formação dos professores, com parcerias com a PUC e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde os docentes participam de curso de Pós-graduação em formações diversas. Também aderiu ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e ainda em formação no Programa de Aceleração da Aprendizagem para os professores, que estão trabalhando com alunos que chegaram ao 5º ano sem saber ler e escrever.



Tecnologia de ponta

Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  

Nenhum comentário: