Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Nova Iguaçu sedia etapa estadual da maior competição de educação profissional da América Latina




Por: Joana Braga Mineiro
Nova Iguaçu sedia etapa estadual da maior competição de educação profissional da América Latina
Cidade é uma das cinco do estado a receber competidores nesta etapa da Olimpíada do Conhecimento, e a abrir as portas para a comunidade e representantes da indústria assistirem os exames práticos

Foi dada a largada para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e o SENAI Nova Iguaçu é uma das nove unidades sede da competição no estado. A partir desta terça-feira (dia 30), 34 alunos vindos de vários municípios do Rio de Janeiro, com idade entre 16 e 20 anos, fazem provas nas áreas de Eletricidade Predial e Industrial. Eles terão até quinta-feira, 2 de julho, para finalizarem o desafio e serem avaliados. O evento é o maior torneio de educação profissional da América Latina e foi criado para formar profissionais em nível de excelência para o mercado de trabalho da indústria, além de avaliar a qualidade da educação profissional no SENAI. Comunidade e representantes da indústria podem assistir aos exames práticos.

O torneio é composto pelas etapas escolar, estadual, nacional e internacional, e em cada fase os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos dias de prova. Os estudantes de Nova Iguaçu não estão participando apenas nos segmentos Eletricidade Industrial e Eletricidade Predial, com os dois alunos vencedores dos cursos na etapa escolar. Outros cinco viajaram para competirem nas outras cidades sede e representarem o município nos cursos Segurança do Trabalho, Instrumentista Industrial, Tornearia Mecânica, Soldagem e Mecânica de Automóveis. Além de Nova Iguaçu, outras cidades sede da etapa estadual são a Capital Carioca (com provas em cinco unidades SENAI), Niterói, Nova Friburgo e Resende.

Os três melhores colocados de cada ocupação ou curso serão premiados na sexta-feira, 3, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio. Após a comissão executiva do SENAI avaliar em quais ocupações participará da etapa nacional, que acontece em 2016, os melhores das áreas selecionadas começam um treinamento diário e semanal. Quem vencer a fase nacional representará o Brasil na etapa internacional – a WorldSkills Competition, em 2017.

As melhores datas para visitas são os dias 1 e 2 de julho, quando as peças trabalhadas já estarão ganhando formas definitivas. Escolas e comunidade em geral também podem assistir a competição e conhecer, dessa forma, um pouco do que é ensinado pelo SENAI. Para saber quando e como visitar basta ligar para o 0800 0231 231. O SENAI Nova Iguaçu fica na Rua Gerson Chernicharo, s/n°, no Bairro da Luz.

Mais de 800 alunos de todo o estado participaram da primeira fase da Olimpíada, a etapa escolar. O desempenho dos jovens estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página. 

Nenhum comentário: