Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Presidência do Conselho da Representação Regional Baixada Área I é reeleita

Por: Joana Braga Mineiro
Presidência do Conselho da Representação Regional Baixada Área I é reeleita
Carlos Erane de Aguiar e Marcelo Kaiuca, reeleitos presidente e vice, respectivamente, continuarão lutando pela regulamentação do Arco Metropolitano e por obras de infraestrutura na Baixada Fluminense para o desenvolvimento das indústrias da região

O Conselho Empresarial da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Baixada Área I, em Nova Iguaçu, reelegeu por unanimidade nesta quinta-feira, dia 18 de junho, Carlos Erane de Aguiar e Marcelo Kaiuca como presidente e vice, respectivamente. A eleição foi realizada durante a reunião do Conselho e a nova presidência fica no mandato até 2016. Para o presidente Erane, a reeleição representa o reconhecimento e a continuidade do trabalho desenvolvido desde 2009.

“Nosso grande desafio continuará sendo o Arco Metropolitano. Iremos lutar pela regulamentação do Arco e coibir a ocupação desordenada no entorno, focando na segurança da via para que nossos produtos cheguem ao destino desejado. Solicitaremos ainda ao Estado obras de infraestrutura na região, como fornecimento de água e mobilidade, para que as empresas possam se desenvolver”, destacou Erane.

Presidente do Conselho Administrativo da Condor Indústria Química, em Nova Iguaçu, e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), e coordenador do Fórum Empresarial de Defesa e Segurança da FIRJAN/CIRJ, Carlos Erane assumiu o primeiro mandato como presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Baixada Área I em 2009. Antes, no período de 2008 a 2009, atuou como vice-presidente da entidade. Já o primeiro mandato de Marcelo Kaiuca como vice-presidente na representação foi em 2012. Em novembro de 1996, Kaiuca fundou a Multibloco Ind. e Comércio de Artefatos de Concreto LTDA, que dirige juntamente com outros sócios.

Na Baixada Área I, o Conselho Empresarial é composto por 20 empresas e dois sindicatos patronais, que discutem as dificuldades da classe empresarial dos municípios da região de abrangência - Nova Iguaçu, Nilópolis, Seropédica, Queimados, Itaguaí, Mangaratiba, Japeri e Paracambi.

Lei Pezão
O encontro contou com a apresentação do consultor jurídico da Gerência Jurídica Tributária e Fiscal do Sistema FIRJAN, Sandro Machado, que abordou a “Lei Pezão”, aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo foi explicar aos empresários as mudanças no benefício fiscal pela Lei 6979/15 (Lei Pezão). Machado disse que o benefício, em síntese, faz com que as empresas passem, em substituição ao regime normal do ICMS, recolher 2% sobre o faturamento.

“Sobre as mudanças realizadas pela nova lei, há destaque para o problema criado pela regra de não similaridade. Ou seja, para se valer da desoneração do imposto em determinadas situações, a indústria beneficiada teria que comprovar inexistir similar produzido no Estado. Embora a ideia não seja ruim, a entrada desta em vigor de imediato gerou um grande problema para as empresas”, disse o consultor jurídico. Machado ressaltou ainda que por esta razão, a FIRJAN, por meio do Conselho de Assuntos Tributários, pretende, em breve, apresentar proposta para resolver tais problemas. 

Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional
Carlos Erane homenageou ainda o empresário Edson Kleiber de Castilho, coordenador da Comissão Municipal FIRJAN/CIRJ em Itaguaí e diretor superintendente da Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. Ele recebeu a “Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional”, referente à Semana da Indústria, comemorada em maio. A homenagem é feita desde 2000, com o objetivo de prestigiar os empresários da região que se destacaram em suas atividades ou de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento político, social ou econômico do estado do Rio de Janeiro.

“É uma honra ser escolhido para receber a Medalha do Construtor, a mesma já conferida a tantas outras personalidades da Baixada. Sinal que meu trabalho está sendo reconhecido por nada mais nada menos que a FIRJAN, sempre presente no desenvolvimento do estado do Rio, com apresentação de estudos e sugestão de soluções para os problemas que o país enfrenta”, comemorou Kleiber.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  


Nenhum comentário: