Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Hospital da Posse encerra 2° Semana de Meio Ambiente


Por Fernanda Rodrigues/Fotos: Everton Barsan
Hospital da Posse encerra 2° Semana de Meio Ambiente
 Música, arte, cultura e oficinas de reciclagem foram a receita ideal para garantir a alegria das crianças internadas nas enfermarias da pediatria do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse), durante o encerramento da 2° Semana do Meio Ambiente na unidade, na tarde desta terça-feira (09). Cerca de 30 pacientes participaram do evento, que contou ainda com uma exposição de animais empalhados, feita em parceira com a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente.

 Durante uma semana os pequenos participaram de atividades lúdicas, onde o principal objetivo foi conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente através da reciclagem de materiais. Com ajuda das professoras da Classe Hospitalar, enfermeiras do Gerenciamento de Resíduos e voluntários da Capelania da unidade, as crianças aprenderam técnicas simples para germinação de sementes, ajudaram na montagem de uma maquete da fachada do hospital feita com caixas de papelão e de remédios vazias e participaram no plantio de árvores.

 “A ajuda dos voluntários e funcionários do hospital em projetos como este, tem auxiliado na recuperação desses pacientes, que por serem crianças, assimilam melhor as atividades como se fizessem parte do tratamento clínico. É um orgulho poder contar com uma equipe tão participativa, que além de levar um pouco de conforto com esta ação, ainda incentiva na preservação do meio ambiente, ajudando também na prevenção de doenças”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

 A pequena Fernanda Maria Coutinho, de cinco anos, garante que aprendeu a lição. “Não podemos jogar lixo no chão, isso entope os rios e enche de ratos. Temos que plantar mais árvores”, alerta.

 Desde 2013, por orientação do prefeito Nelson Bornier, a unidade passou a adotar medidas de prevenção no cuidado com a coleta e o descarte do lixo por meio de uma empresa especializada. A medida, adotada também em toda rede municipal de saúde, ajudou a credenciar o Hospital da Posse como Hospital Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Ong mundial Hospitais Verdes e Saúde.

 “A gestão busca cada vez mais melhorar na qualidade assistencial, que passa também pela questão da segurança do paciente e dos funcionários com a coleta adequada do lixo, que antes ficava exposto no pátio da unidade. Além disso, foram instaladas dezenas de lixeiras com separação para o descarte seletivo no lixo comum, como orgânico, plástico, papel e vidro”, garante o diretor geral da unidade, Joé Sestello.
Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: