Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Hospital da Posse promove 2° Semana do Meio Ambiente‏

Fernanda Rodrigues 
Hospital da Posse promove 2° Semana do Meio Ambiente‏
Incentivar, ampliar e conscientizar sobre as práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Esta é a proposta da 2° Semana do Meio Ambiente do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse), iniciada nesta terça-feira (2). O evento, organizado pelos setores de Capelania, Gerenciamento de Resíduos e Classe Hospitalar, faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). 

Até o dia 9/06, funcionários, acompanhantes e pacientes internados na unidade participarão de diversas atividades, como oficinas de reciclagem, palestras, teatro de fantoche, exposição de animais empalhados e plantação com mudas de árvores. Nos dois primeiros dias da programação, as crianças da pediatria participaram de oficinas de reciclagem, jardinagem, aprenderam técnicas de germinação e iniciaram a montagem de uma maquete do Hospital da Posse feita com papelão e caixas usadas de remédio.   

Desde 2013, o Hospital da Posse é credenciado pela ong mundial Hospitais Verdes e Saudáveis, como hospital Amigo do Meio Ambiente. O título foi concedido pelas ações de sustentabilidade implementas pelo prefeito Nelson Bornier, como a instalação de lixeiras para coleta seletiva e a adequação das normas de descarte e coleta de lixo hospitalar. 

“As práticas de preservação ao meio ambiente são importantes também para prevenção de doenças. Antes, o lixo do hospital ficava acumulado no pátio da unidade, colocando em risco a saúde dos pacientes e funcionários. Hoje a realidade é outra. O descarte de material hospitalar em toda rede municipal de saúde é feito por uma empresa especializada e levado para um aterro sanitário preparado para receber esse tipo de resíduo, respeitando assim, o meio ambiente e a população”, garante o secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior. 

Ao todo 40 lixeiras foram instaladas no hospital. Segundo a coordenadora do Núcleo de Gerenciamento de Resíduos da unidade, Solange Costa Miranda, todo material descartável recolhido, como garrafas plásticas, caixas de papelão e de leite são transformados em brinquedos recicláveis utilizados pelas crianças internadas na pediatria.  “Com ideias simples, podemos transformar materiais que antes iriam para o lixo, em brinquedos e objetivos de decoração. As crianças aprendem aqui como produzir e após a alta hospitalar, levam o aprendizado para o resto da vida”,  ressalta.

            Em parceira com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, a exposição de animais empalhados acontecerá no dia 9/06, com a participação das crianças internadas, plantando mudas de árvores, que poderão ser levadas para casa após a alta hospitalar. “Humanizar a assistência na saúde é essencial para boa recuperação do paciente. Eventos como este, proporcionam bem estar, tanto para eles, quanto para seus acompanhantes, mesmo estando em um ambiente hospitalar. Essas parcerias são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas”, disse o diretor geral da unidade, Joé Sestello.  


Programação: 
 08/06 – Dia da Beleza – serviços gratuitos de manicure, cabelereiro, massagem corporal e facial, limpeza de pele;

                Oficina de reciclagem com produção de brinquedos

09/06 –  Exposição de animais nativos empalhados 

                Oficina de jardinagem com plantação de mudas de árvores 

                Teatro de Fantoche;  


Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página. 

Nenhum comentário: