Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Instalada às Pressas

Ney Alberto
No dia 20  de junho de 1891, às pressas, foi instalada , em Maxambomba, a nova Sede do Município de Iguassú. Descendentes dos Souza e Mello diziam que o Livro se Atas, da Câmara de Iguassú, havia 'sumido', numa tentativa, inútil, de boicotar a Instalação da Câmara num "vagabundérrimo" arraial. Na verdade, a ata, de Instalação da Câmara foi lavrada num papel almaço. Vejamos: " Aos vinte dias do mez de junho de mil oitocentos e noventa e um, no Paço da Intendencia Municipal, tendo presente o Exmo. Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Francisco Portella, o Sr. Ten. Cel. Pedro Rodrigues dos Santos França e Leite, Presidente e os mais membros da Intendência, Ten. Cel. Azarias Pereira da Silva Durão, Cap. Francisco José Alves de Lima, Ten. Cel. João da Costa Lima e Damasceno da Silveira Goulart, o Sr. Presidente da Intendencia  depois de uma allocação que em que pôs em relevo os elevados dotes pessoaes e tino administrativo do Exmo. Sr. Governador agradecendo-lhe em nome da população d'este município o acto com que acaba de provar mais uma vez o interesse que toma pelo progresso d'este Estado, cujos destinos  tão sabiamente dirige, elevando esta povoação a Villa e transferindo para ella a sede do Município, pedio a S. Exa. que se dignasse declarar installada a mesma Villa . Em seguida declarou o Exmmo. Sr. Governador installada a Villa de Maxambomba e sede do Município, digo Cidade de Maxambomba por ter  sido elevada a esta cathegoria por Decreto de Hontem".

Só em 1897, Maxambomba teve, num só edifício, "Cadeia, Fórum e Quartel" (da Força Pública).
E só em 1908, casa própria para abrigar a Câmara Municipal. Edifícios demolidos.
Em 1916 (9 de novembro), por iniciativa do político Manoel Reis "passa a denominar-se Nova Iguassú - a atctual cidade de Maxambomba, sede do Município de Iguassú".


Tecnologia de ponta:

Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página. 

Nenhum comentário: