Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Educação investe em formações para garantir melhor nota no IDEB

Os mediadores tecnológicos também receberam orientações para focar a informática educativa na melhoria  do índice do IDEB
Os mediadores tecnológicos também receberam orientações para focar a informática educativa na melhoria  do índice do IDEB
Por:ASCOM /Fotos: Madalena Angelo
Educação investe em formações para garantir melhor nota no IDEB
 Com o objetivo de melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município que em 2013 ficou em 3,9, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu está adotando estratégias para reverter a situação. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, a dificuldade de interpretação dos conteúdos propostos na Prova Brasil, que avalia Português e Matemática, têm sido uma das causas dos resultados negativos. “Muitos alunos não entendem o que esta sendo pedido nas questões. Eles não sabem interpretar o que leem nas provas, por isso estamos investindo na formação dos professores”, disse a secretária.  

As ações da Subsecretaria Pedagógica envolvem formação com professores dos 5º e 9º anos, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Os coordenadores de aprendizagem, orientadores pedagógicos, incentivadores da leitura, mediadores tecnológicos e professores de Incentivo a Leitura e Produção Textual (ILPT) também estão incluídos neste processo.

Os mediadores tecnológicos, por exemplo, receberam textos, tiras e problemas matemáticos que estão utilizando para orientarem os estudantes na leitura e interpretação dos conteúdos da prova.

A meta é focar nos conteúdos exigidos na Prova Brasil. De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Magali Vizzoni, o MEC disponibiliza, na internet, material de suporte à avaliação, que acontece em setembro deste ano.

A Secretaria também está  investindo nos anos iniciais, com o objetivo de os alunos serem alfabetizados até o terceiro ano.  Segundo Magali Vizzoni, esta é uma forma de evitar problemas com a distorção idade/série. Para corrigir este caso, a Secretaria Municipal de Educação criou o Programa de Aceleração da Aprendizagem para os alunos que chegaram ao 4º e 5º anos sem saber ler e escrever.

A equipe do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) está realizando formações com os orientadores pedagógicos, coordenadores de Aprendizagem e outros atores das escolas. “Nosso objetivo é trabalhar a formação continuada a fim de alcançarmos melhores resultados no exame”, explicou, a Coordenadora do Serviço de Orientadores Pedagógicos, Maria Elione da Costa Midões.

Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.  

Nenhum comentário: