Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Projeto que libera venda de inibidores de apetite segue para Senado


Paulo Cezar Pereira
Projeto que libera venda de inibidores de apetite segue para Senado 
Projeto de Lei 2431/11, de autoria do Deputado Felipe Bornier (PSD/RJ), que libera venda de remédios inibidores de apetite seguiu para análise do Senado Federal. A maioria dos deputados concordou, na terça-feira (23), em rejeitar Recurso 261/13 que exigia apreciação da matéria em plenário _ projeto foi aprovado em todas as comissões em caráter conclusivo. 

Com a decisão, caberá aos senadores analisar se esses medicamentos voltarão ao mercado novamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda dos inibidores de apetite em outubro de 2011.

Felipe Bornier foi o primeiro parlamentar a tomar iniciativa em favor dos pacientes que precisam de tratamento contra a doença. “Hoje a Câmara finalmente entendeu a importância de devolver o direito dos pacientes e a autonomia dos médicos de prescrever medicamentos contra obesidade. Agora, continuaremos a luta no Senado em favor de mais da metade da população brasileira que sofre com sobrepeso”, declarou.

De acordo com o parlamentar, a proibição da venda dos inibidores provocou aumento da obesidade mórbida e da compra de remédios no mercado negro, assim como a procura por cirurgias bariátricas com grande impacto no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Atualmente, a obesidade infantil também se transformou em um problema sério de saúde que já atinge parte expressiva da população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças com idade entre cinco e nove anos sofrem com problemas de obesidade”, acrescentou.

Ainda segundo o deputado, entidades como: Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Associação Brasileira de Nutrologia defendem que remédios emagrecedores devem ser fiscalizados e não proibidos.


Tecnologia de ponta

Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: