Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nova Iguaçu lança cartilha e catálogo para erradicar o Trabalho Infantil



Fotos: Alziro Xavier 
Nova Iguaçu lança cartilha e catálogo para erradicar o Trabalho Infantil
A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou nesta sexta-feira (12), Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, o lançamento da cartilha “Era uma vez... O Conto do Trabalho Infantil” e do catálogo ilustrado "Piores Formas de Trabalho Infantil”. O evento, que foi realizado no auditório da Universidade Estácio de Sá – campus Nova Iguaçu, tem como objetivo oferecer a todos orientações técnicas e didáticas, pertinentes a prevenção e erradicação do Trabalho Infantil. Inicialmente, serão distribuídas 400 cartilhas.

De acordo com o IBGE, Nova Iguaçu lidera o 6º lugar no ranking de maior incidência no estado do Rio de Janeiro, e em 2013, foi registrado o número de 3,5 milhões de crianças sofrendo com o Trabalho Infantil no país. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) desenvolvido na cidade é um programa de âmbito nacional, realizado para articular um conjunto de ações, visando proteger e retirar crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, da prática do trabalho precoce.

Dayse Marcello, responsável pelo Peti de Nova Iguaçu, revelou que o lançamento da cartilha e do catálogo é uma culminância de um trabalho inter setorial. “Achamos muito importante que essas informações técnicas chegassem às mãos daqueles que tem contato direto com as crianças. Estamos indo na contramão das estatísticas para diminuir ainda mais os registros desses casos”, explicou. 

A secretária de Assistência Social Cristina Quaresma afirma que é preciso ter o apoio de todas as escolas para saber se os estudantes estão faltando às aulas e se é possível perceber algum tipo de cansaço. Essa é uma ação em conjunto com a Secretaria de Saúde, de Assistência Social e de Educação, que visa o direito de toda criança sonhar, brincar e estudar. “Temos que informar a todos que as denúncias podem ser feitas através do Disque 100. As pessoas que vêem uma criança trabalhando no sinal, vendendo uma bala, precisam saber que ela está sendo explorada, e que essa criança precisa do nosso apoio para ter de volta a esperança de uma vida melhor”, ressalta. 

Durante o evento, alunas de 13 a 15 anos da Escola Municipal Rui Barbosa, que formam o grupo de dança “Free Dance”, realizaram uma apresentação de frevo. Logo após, a cartilha e o catálogo foram apresentados a todos. Os desenhos ilustrados em ambos foram feitos pelos alunos das escolas municipais da cidade. Aqueles que tiverem alguma dúvida devem procurar a SEMAS, que fica na Rua Luiz Guimarães, 956, Centro. Informações também pelo telefone: (21) 2765-3821, das 9h às 17h.

Tecnologia de ponta:
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: