Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Aprovado projeto de Felipe Bornier que institui Programa Nacional de Atenção aos Portadores da Mucopolissacaridose

Paulo Cezar Pereira
Aprovado projeto de Felipe Bornier que institui Programa Nacional de Atenção aos Portadores da Mucopolissacaridose
 Aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira (15), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2869/11, com substitutivo, de Felipe Bornier (PSD/RJ), que institui o Programa Nacional de Atenção aos Portadores da Mucopolissacaridose, doença rara com tratamento caro e de difícil acesso.

 A proposta prevê atendimento integral, com distribuição gratuita de medicamentos indicados para tratamento da mucopolissacaridose pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de seus familiares que merecem e precisam de atenção especial”, pontuou Felipe Bornier.

 De acordo com o texto aprovado, também será de responsabilidade do SUS desenvolver ações de caráter educativo que busquem maior compreensão dos aspectos relacionados à doença, formas de diagnóstico e tratamento adequado. Portadores da mucopolissacaridose apresentam comprometimento ósseo progressivo; hipertrofia das gengivas e prejuízo do esmalte dos dentes; complicações na fala, motoras e respiratórias; alterações cardiológicas; miopia, glaucoma, entre outras. “Essa variedade de sintomas exige uma série de cuidados e atuação de equipe multidisciplinar, o que colabora para que o tratamento seja muito dispendioso que só pode ser custeado pelo sistema público de saúde”, acrescentou o deputado.

 É considerada doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. A matéria segue para Comissão de Finanças e Tributação. 



Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: