Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Prefeitura de Nova Iguaçu ajuda reabilitação sexual do lesado medular


Por: ASCOM/Fotos: Alziro Xavier
 Prefeitura de Nova Iguaçu ajuda reabilitação sexual do lesado medular
  Começou nesta quarta-feira (15), no Centro de Acolhimento ao deficiente (CAD), localizado no Centro de Saúde Vasco Barcelos, em Nova Iguaçu, a primeira campanha de reabilitação sexual do lesado medular, cujo objetivo é fazer com que a pessoa com deficiência retome as atividades sexuais. Pela manhã foram atendidos 10 pacientes, que receberam instruções e medicamentos.

    De acordo com o subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa, a iniciativa é pioneira no Estado do Rio de Janeiro. “Estamos devolvendo a autoestima, pois em muitos casos de lesão de medula o paciente perde as funções sexuais. O prefeito Nelson Bornier teve muita sensibilidade ao implantar o CAD, que é um lugar que oferece toda infraestrutura para cuidarmos dos deficientes”, concluiu Valnei.

   O superintendente de Saúde da Pessoa com Deficiência, urologista Francisco Coutinho, explicou que o tratamento melhora a ereção peniana do paciente, fazendo com que ele volte a ter uma vida sexual normal. “No CAD, o deficiente tem todo tipo de apoio. Normalmente a pessoa que tem lesão na medula tem problema de ereção. O tratamento aqui pode ser por injeção na base do pênis ou por comprimido. Seguindo o tratamento, que conta também com apoio psicológico, a vida sexual do paciente será normal. Um tratamento deste em uma clínica especializada custa em torno de R$5 mil”, concluiu Coutinho, destacando que a equipe é composta por uma urologista e duas enfermeiras.

  Um dos pacientes do programa é Anderson Philippe, 22 anos. Vítima de meningite em 2013, ele acentuou que ficou com lesão na medula e buscou o apoio no CAD. “O tratamento é importante para nossa autoestima. Em clínicas é muito caro, aqui no CAD, recebo todas as orientações para levar uma vida normal e de forma totalmente gratuita”, resumiu.

  Durante a consulta, o paciente recebe todas as orientações, inclusive um folheto explicativo de como se aplica a injeção peniana. Em média, o paciente volta seis meses depois para uma nova consulta.

   O CAD funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. A unidade fica na Avenida Bernardino de Mello, 1895, centro. Mais informações pelo telefone 2698-2463.



Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: