Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Banco de sangue do Hospital da Posse estende horário de doações

Fernanda Rodrigues/Foto: Everton Barsan
Banco de sangue do Hospital da Posse estende horário de doações
 Para atrair mais doares de sangue, o Hemonúcleo do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) – uma das maiores emergências da Baixada Fluminense – ampliou o horário para doações. A partir desta segunda-feira (6), o banco de sangue passará a funcionar uma hora a mais, das 7h às 13h. Antes, o horário era de 7h30 às 12h30.

 A medida tem como objetivo aumentar o estoque do banco de sangue da unidade, que está no vermelho, funcionando abaixo do nível de segurança. Atualmente, são coletados 250 bolsas de sangue por mês, quando o ideal seria de 600 bolsas/mês, cerca de 140 % a menos da capacidade.

 O hospital realiza uma média de 600 cirurgias mensais. Dependendo da complexidade do procedimento, cada cirurgia precisa, em média, de duas a três bolsas de sangue. “O Hospital da Posse é a grande porta de emergência aberta da Baixada, atendendo todo tipo de paciente, principalmente, traumas e baleados. Com o fechamento do Centro Estadual do Trauma do Idoso, o atendimento de pacientes idosos com fratura de fêmur aumentou significativamente no Hospital da Posse, impactando diretamente nas demandas de cirurgias ortopédicas, que, em geral, precisam de uma reserva maior de bolsas de sangue”, alerta o secretario municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

 Segundo o diretor da unidade, Joé Sestello, quando há necessidade de transfusão de plaquetas, a quantidade de bolsa de sangue aumenta. “Neste caso, a quantidade depende em média do peso do paciente, sendo uma para cada 10 quilos, ou seja, se o paciente pesa 70 quilos, são separadas sete bolsas de sangue para retirada da plaqueta. Se o nível do estoque estive baixo, as bolsas de sangue são separadas para assegurar as cirurgias de emergência, podendo prejudicar, inclusive, as cirurgias eletivas”, esclarece.

 O banco de sangue do Hospital da Posse, único banco público da região ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), funciona de segunda a sexta-feira, das 7H às 13h, na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Posse, Nova Iguaçu. 

 Para ser um doador é preciso estar bem de saúde, trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é preciso estar de jejum, bastando apenas não ingerir bebida alcoólica ou alimento gorduroso 24h antes da doação. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: