Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2015

Nova Iguaçu realiza Dia D de Combate a Dengue



 Por: Fernanda Rodrigues/Fotos: Everton Barsan
Nova Iguaçu realiza Dia D de Combate a Dengue
      Centenas de pipas no ar lembraram na manhã desta sábado (25) que com a dengue não se brinca. Com mensagens de prevenção, as pipas foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde para crianças e adultos que passaram pela Praça do Skate, durante o evento de reinauguração da praça.
       A ação faz parte da campanha “10 minutos contra a dengue”, e teve como objetivo orientar de forma lúdica sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Além das pipas e gincanas que testaram o conhecimento da garotada sobre as formas de prevenir a doença, agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde distribuíram folhetos informativos e deram dicas simples de combate a dengue para população.  

       “Combater a dengue é uma tarefa diária que todos nós devemos fazer. As crianças são grandes disseminadoras desta ideia, seja em casa, na escola ou com os amigos, por isso, neste ano, focamos a campanha nelas. A Prefeitura tem intensificado as ações, inclusive visitando periodicamente as residências. Este trabalho de porta em porta tem sido fundamental e nos ajudado a diminuir os índices de doença na cidade, mas é preciso que todos colaborem com cuidados simples de prevenção, evitando acumular água em recipientes, como vasos de plantas, tampas de garrafas e pneus, por exemplo”, alerta o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

      Além das campanhas, oficinas e capacitações para funcionários e alunos da rede pública e privada, equipes da Vigilância Ambiental atuam fiscalizando periodicamente 347 pontos considerados estratégicos para a proliferação do mosquito, aplicando a cada 15 dias, larvicidas nestes locais.    
    

     “O governo tem trabalhado em muitas áreas, mas é na saúde e na educação que mais avançamos. Vamos até o final do ano inaugurar mais 12 clínicas da família e no próximo mês iniciar a licitação para uma das maiores conquistas desta cidade nos últimos anos, a reforma do Hospital Iguaçu. É um desafio diante do momento no qual o Brasil vive, principalmente na Saúde, mas enquanto a Baixada está parada nesta área, não podemos parar. Nova Iguaçu precisar avançar cada vez mais com ousadia para não deixar de atender a população”, garante o prefeito da cidade, Nelson Bornier.

      O pequeno Yuri de Castro, de 12 anos, aprovou a ideia e garante que em casa, não dá mole para o mosquito. “Adoro soltar pipa e poder ajudar brincando é melhor ainda. Lá em casa todo mundo já sabe que não pode deixar água parada, se eu ver, chamo a atenção mesmo”, afirma.  


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: