Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

FIRJAN Nova Iguaçu coloca em pauta para empresários tema Licenciamento Ambiental


Por: Joana Braga Mineiro
FIRJAN Nova Iguaçu coloca em pauta para empresários tema Licenciamento Ambiental
III Ciclo de Palestras do Sistema FIRJAN distribuiu Manual Empresarial SENAI de Licenciamento Ambiental, e abordou o passo-a-passo para implementação da legislação
 O tema “Licenciamento Ambiental” foi a sugestão dos empresários da Baixada Fluminense para o III Ciclo de Palestras, promovido pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Área I, nesta terça-feira, dia 14, em Nova Iguaçu. A Licença Ambiental assegura que a atividade industrial seja implementada e executada em consonância com a legislação vigente, minimizando os riscos de sofrer sanções ambientais e trazendo segurança jurídica à empresa. A apresentação ficou por conta do especialista em Meio Ambiente do Sistema FIRJAN Jorge Peron, que também divulgou e distribuiu o Manual Empresarial SENAI de Licenciamento Ambiental.

 Peron explicou que o objetivo foi orientar e alertar os empresários sobre a importância de obter a Licença Ambiental, esclarecendo e sintetizando os principais passos a serem dados antes e durante o processo. “A ideia foi tratar de maneira ampla o passo-a-passo para obtenção da licença. Fazendo o acompanhamento das condicionantes, a licença ambiental será mantida em seus termos, o que tornará viável e mais simples a sua renovação”.

 O especialista em Meio Ambiente destacou ainda que o Licenciamento Ambiental envolve diversas demandas do empreendedor – desde o momento em que pensa, planeja e executa, até o encerramento de toda ou parte da atividade. “Não buscar a regularização ambiental pode gerar muitos riscos institucionais, sejam financeiros ou até à imagem da empresa. E buscar o licenciamento ambiental ou o demonstrativo de inexigibilidade pode ampliar a rede de clientes e a capacidade de buscar financiamentos e investimentos junto às instituições de fomento”, concluiu Peron.

 Para o coordenador de Fabricação e Meio Ambiente da Niely Cosméticos, Miguel Oazem, os Ciclos de Palestras sempre agregam conhecimento e tiram dúvidas comuns entre os empresários. “Nos encontros, conhecemos outras empresas, trocamos experiências e esclarecemos dúvidas. Cumprir a legislação da Licença Ambiental é uma preocupação frequente de todas as indústrias. A palestra foi esclarecedora e o Manual nos deixará mais informados, atentos e seguros”, concluiu Oazem.
   
 A previsão é de que o próximo Ciclo de Palestras da Representação Regional do Sistema FIRJAN aconteça em setembro. O último encontro foi realizado em abril e abordou “As Mudanças na Legislação Previdenciária e seus Impactos nas Organizações”.



Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: