Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

FIRJAN Nova Iguaçu apresenta casos de sucesso da Missão à China para mineradores de areia

Joana Mineiro
FIRJAN Nova Iguaçu apresenta casos de sucesso da Missão à China para mineradores de areia
“Reduzir custos com PPRA e PCMSO e aumentar conhecimentos sobre o setor de Construção Civil” foi o tema abordado no Ciclo de Palestras para empresários do setor

Com base na última Missão Sindical à China, promovida em novembro do ano passado pelo Sistema FIRJAN, a Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área I, em Nova Iguaçu apresentou a palestra aos empresários do ramo de areia e brita a palestra “Reduzir custos com PPRA e PCMSO e aumentar conhecimentos sobre o setor de Construção Civil”. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 30, no Sindicato dos Mineradores de Areia do Estado do Rio de Janeiro (SIMARJ), em Seropédica. Promovido em parceria com o Movimento Sindical FIRJAN, o encontro tem objetivo de promover a competitividade do setor no mercado, discutindo temas de interesse da classe empresarial.

Gerente do Movimento Sindical FIRJAN, Angela Cunha frisou que o encontro, além de levar conhecimento aos empresários, serviu também para estreitar e fortalecer a relação do sindicato com os associados. “Apresentamos aos mineradores de areia a experiência que vivemos no exterior e sugerimos ideias para elevar a produção e aumentar as vendas. O associativismo é muito importante para que os empresários garantam benefícios e apoio na luta por melhorias. Nosso comprometimento é disseminar conhecimento e mostrar que juntos somos mais fortes”, disse Angela.

 O palestrante Roberto Cunha, especialista de Relacionamento Setorial da Construção Civil do Sistema FIRJAN, explicou que a ideia do Ciclo de Palestras é fazer com que os empresários conheçam as melhores práticas internacionais em relação à inovação e tecnologia, organização do trabalho e de negócios. “Esperamos que os empresários saiam do encontro inspirados e que traduzam as ações apresentadas para a realidade do Brasil, adequando-as da melhor forma no próprio negócio”, sugeriu.

Roberto Cunha mostrou aos empresários que a China aumentou o grau de mecanização e industrialização de seus processos construtivos, passando a realizar projetos de grande porte em tempo recorde. Ainda de acordo com Cunha, em um curto período de tempo, a China apresentou grande expansão no setor de Construção Civil, tanto no segmento de edificações como no de construção pesada. “Podemos dizer que é um modelo inspirador para o empresariado nacional do setor”, destacou.

Organizada pelo Sistema FIRJAN para o setor da Construção Civil, a Missão Sindical à China envolveu visitas técnicas a empresas e instituições de ensino e pesquisa, canteiros e obras, fábricas e à Feira de BAUMA, em Xangai, maior evento asiático voltado para o segmento de máquinas e equipamentos para as áreas de mineração e infraestrutura. Os empresários puderam observar a importância da gestão, do projeto, do planejamento e da logística para adoção de soluções industrializadas para a construção; a potencialidade do uso de sistema pré-moldados, possibilitando a produção da edificação por meio de processo de montagem industrial; a capacidade de projetar, planejar e executar as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento do país; e a viabilidade tecnológica da impressão 3D para o segmento de edificações.

 Para a conselheira e presidente do Sindicato dos Mineradores de Areia do Estado do Rio de Janeiro (SIRMARJ), Regina Gonzalez, o Sistema FIRJAN levou aos empresários uma visão macro do mercado e ainda reforçou a importância do associativismo. “Tenho certeza que os empresários saíram do Ciclo de Palestras com novas perspectivas. O Sistema FIRJAN é inovador e o maior incentivador das indústrias. Além do leque de serviços, todas as vezes que somos atendidos por eles voltamos com novas ideias, nos sentindo renovados e motivados”, enfatizou Regina.

O empresário Alessandro Bastos, proprietário da D Angelos Areal, em Seropédica, revelou que se surpreendeu com a grandiosidade da Missão à China e que pôde constatar que o fator principal para um desenvolvimento rápido e sucesso garantido é o planejamento. “Acredito que era do interesse de todos os empresários do setor saber mais e esclarecer muitas dúvidas com relação aos temas PPRA e PCMSO. A experiência da Missão à China apresentada pelo Sistema FIRJAN só veio a somar. O encontro foi muito positivo, fiquei satisfeito com as sugestões e propostas apresentadas pela federação das indústrias”, comemorou Bastos.

Tecnologia de ponta

Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.



Nenhum comentário: