Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

FIRJAN Nova Iguaçu promove inovação e tecnologia para empresários

Por: Joana Mineiro
FIRJAN Nova Iguaçu promove inovação e tecnologia para empresários
 Empresa convidada Condor Tecnologias Não Letais apresenta projeto inovador como caso de sucesso e revela aumento nas vendas. Evento tem o objetivo de ensinar pequenas, médias e grandes empresas a concorrer a verbas para se desenvolverem tecnologicamente

 Lançada no mercado
militar e policial em 2012, a Spark, primeira arma elétrica incapacitante brasileira, coloca o Brasil no seleto grupo de países detentores desse tipo de tecnologia, ao lado de Estados Unidos, Rússia e China. O projeto de inovação tecnológica foi desenvolvido pela empresa Condor Tecnologias Não Letais, situada em Nova Iguaçu, com apoio da FAPERJ, por meio do edital de Apoio à Inovação Tecnológica. A empresa conheceu as possibilidades de concorrer a verbas para a realização do projeto inovador através da Caravana Tecnológica, promovida pelo Sistema FIRJAN, e já vendeu cerca de 20 mil armas elétricas. Este ano, a caravana foi reformulada para RoadShow de Inovação e Tecnologia e, desde o último dia 16, está percorrendo as Representações Regionais da Federação. O evento, que já passou por Niterói e Volta Redonda, faz sua próxima parada nesta terça-feira, dia 28, em Nova Iguaçu.

 Os empresários da Baixada Fluminense terão a oportunidade de estar lado a lado de profissionais especializados em desenvolvimento tecnológico e representantes de instituições como FAPERJ, FINEP, AGERIO, BNDES, INMETRO, SEBRAE-RJ e os Centros de Tecnologia SENAI, que são agentes do sistema regional de inovação. O objetivo do encontro é sugerir soluções em fomento para inovação e tecnologias para as diferentes cadeias produtivas do estado. E a Condor Tecnologias Não Letais foi a empresa convidada para apresentar casos de sucesso na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área I, em Nova Iguaçu.

 Com o apoio financeiro da FAPERJ, e participação do CEFET/RJ, Instituição de Ciência e Tecnologia parceira, o projeto Arma Elétrica Incapacitante, da empresa Condor Tecnologias Não Letais, resultou na contratação de mais de 100 colaboradores. Pedro Schneider, Diretor de P&D da Condor, revelou que a transformação do protótipo resultante do projeto em produto demandou grande esforço tecnológico e grandes investimentos da Condor. “Um novo prédio foi construído para abrigar o laboratório de eletrônica e a linha de montagem da Spark. O investimento em edificações, equipamentos de laboratório, construção de moldes de injeção plástica, material de consumo e mão de obra foi alto, mas graças à ajuda financeira através do edital o retorno superou nossas expectativas”, destacou.

 De acordo com Schneider, nos próximos meses, novamente com o apoio financeiro da FAPERJ, a Condor vai lançar a segunda versão da Spark, com características técnicas avançadas para melhor atender às necessidades das Polícias e Forças Armadas. Ainda de acordo com Schneider, como fruto do conhecimento adquirido no desenvolvimento da Spark, foi realizado ainda, com apoio de programa de subvenção econômica da FINEP, o projeto de uma munição elétrica incapacitante. Ela terá capacidade para transportar no próprio projétil 40 mm à eletrônica que aplicará o choque. Schneider acredita que isso aumentará substancialmente a distância de uso desse recurso não letal.


RoadShow de Inovação e Tecnologia
 No evento, o público terá a oportunidade de receber orientações sobre linhas de fomento e conhecer casos de empresas regionais que tiveram projetos apoiados pelos agentes de inovação. Os empresários também vão receber atendimentos personalizados com foco na capacitação para a elaboração e execução de projetos inovadores. O objetivo dos encontros, que vão acontecer até o fim do ano, é capacitar pequenas, médias e grandes empresas para concorrer em editais de financiamento. 

 Segundo o assessor chefe de Inovação Tecnológica do Sistema FIRJAN, Anderson Rossi, o RoadShow contará com seminários com conteúdo específico para a indústria de cada região. “Nós levantamos dados macrorregionais, informações históricas das cidades, o perfil das empresas e os setores mais estratégicos em cada uma delas, justamente para oferecer um serviço mais qualificado e eficiente para as indústrias”, explicou.

 Dessa forma, o RoadShow FIRJAN de Inovação e Tecnologia vai proporcionar ao empresário um ambiente de estímulo ao conhecimento, ao relacionamento e a parceria em prol do aumento da competitividade e da inovação. O evento é uma grande oportunidade de estar próximo de agentes locais do sistema de inovação como as universidades, empresas juniores e consultores, além de poder conhecer exemplos de empresas bem-sucedidas na aprovação de projetos inovadores.

Caravanas Tecnológicas
 O Sistema FIRJAN acredita na importância da inovação para promover a competitividade do setor industrial fluminense e trabalha de forma consistente no desenvolvimento tecnológico do setor, seja apoiando pesquisas, seja incentivando a obtenção de financiamento.

 Assim, desde 2006, as chamadas Caravanas Tecnológicas levaram a todas as regiões do Rio de Janeiro informações e apoio para as empresas que desejam incorporar práticas e processos inovadores às suas rotinas.

Programação
O RoadShow de Inovação e Tecnologia vai percorrer diferentes regiões do estado. Conheça todas as paradas e participe das próximas:

- 16/07 - Regional Leste Fluminense (Niterói)
Foco: Indústria de madeira e móveis, naval e offshore, confecção e panificação.

- 23/07 - Regional Sul Fluminense (Volta Redonda)
Foco: Indústria de metalomecânico, alimentos e bebidas.



- 28/07, às 09:00h – Regional Baixada I (Nova Iguaçu)
Foco: Indústria de construção civil, química e de cosméticos.


- 06/08, às 09:00h – Regional Baixada II (Duque de Caxias)
Foco: Indústria petroquímica e de plásticos.

- 25/08, às 14:00h – Regional Norte Fluminense (Campos dos Goytacazes)
Foco: Indústria de alimentos e bebidas, cerâmica vermelha, petróleo e gás.

- 26/08, às 14:00h – Regional Noroeste Fluminense (Itaperuna)
Foco: Indústria de pedras ornamentais, têxtil e confecções, alimentos e bebidas.

- 17/09, às 16:00h – Regional Centro Sul (Três Rios)
Foco: Indústria de alimentos e bebidas, plástico e metalmecânico, cerâmica vermelha.

- 24/09, às 15:00h – Regional Serrana (Petrópolis)
Foco: Indústria de tecnologia da informação e comunicação e design de móveis.

- 29/09, às 14:00h – Regional Centro Norte (Nova Friburgo)
Foco: Indústria de metalomecânico, têxtil, construção civil, alimentos e bebidas.


As inscrições podem ser feitas pelos telefones:
0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)
4002 0231 (custo de ligação local)



EVENTO: ROADSHOW DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
DATA: TERÇA-FEIRA, 28 DE JULHO DE 2015
HORÁRIO: 9H
LOCAL: REPRESENTAÇÃO REGIONAL FIRJAN/CIRJ NA BAIXADA – RUA GERSON CHERNICHARO, S/N, BAIRRO DA LUZ, NOVA IGUAÇU


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.


Nenhum comentário: