Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Inscrições gratuitas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no SESI Caxias e Nova Iguaçu terminam quarta, dia 22


Inscrições gratuitas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no SESI Caxias e Nova Iguaçu terminam quarta, dia 22
Inscrições gratuitas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA)
no SESI Caxias e Nova Iguaçu terminam quarta, dia 22
 Oportunidades são para o Ensino Fundamental e Médio, e os alunos serão selecionados por meio de sorteio. Em Duque de Caxias estão disponíveis 97 vagas, e em Nova Iguaçu, 52

 Conseguir concluir o ciclo da educação básica é o sonho de muitos alunos. Ainda mais quando, por diversos motivos, eles precisam deixar a escola ainda jovens. Com Sidney Ornella, 36 anos, ajudante de pedreiro e morador de Nova Iguaçu, foi assim. Há mais de dez anos longe da sala de aula, ele encontrou uma chance para realizar seu sonho: terminar os estudos, ter uma chance melhor no mercado de trabalho e, quem sabe, começar uma faculdade. “Já enfrentei muito preconceito e dificuldades por falta de estudo, além do mais, tenho filhos e quero ser exemplo para eles. Com a era da tecnologia, precisamos correr atrás de qualificação para ter espaço no mercado de trabalho. Depois que concluir o ensino médio, pretendo não parar mais de estudar, quero fazer curso de Solda e quem sabe uma faculdade”, disse Sidney. Ele acaba de se inscrever para a seleção de vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Nova Iguaçu, que fica próximo à sua casa.

 O SESI Duque de Caxias e Nova Iguaçu oferecem, ao todo, 149 vagas gratuitas para turmas de Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA). Para participar da seleção, os interessados podem se inscrever até dia 22 de julho na unidade SESI de interesse. Após essa etapa, haverá um sorteio para distribuição das vagas, no dia 25 de julho, nas escolas SESI em que forem realizadas as inscrições. O SESI Caxias fica na Rua Arthur Neiva, nº 100, Centro. E a unidade do SESI Nova Iguaçu fica na Rua Gerson Chernicharo, 1.321, Bairro da Luz.

 Em Duque de Caxias estão disponíveis 97 vagas, das quais 17 são destinadas ao Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e 80 ao Ensino Médio, de 1ª a 3ª série. “Muitos interessados têm buscado a unidade de Caxias pela proximidade de suas casas e, também, pelo horário das aulas ser compatível com a diária de trabalho. Já que todas as turmas são noturnas, existe a possibilidade de conciliar estudo e trabalho”, revela a chefe de Educação Básica da escola, Rosa Nunes. Ela também considera que os alunos procuram a EJA com um objetivo. “Eles querem reposicionamento no mercado de trabalho, melhorar a carreira profissional. Eu sempre digo que isso é consequência. Ampliar a escolaridade é abrir um leque de oportunidades variadas”, explica.

 Em Nova Iguaçu há oportunidade de 52 vagas: 4 para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, 20 para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e 28 para o Ensino Médio de 1ª a 3ª série. Cada série terá duração de seis meses e todas as turmas são noturnas.

 A matrícula daqueles que forem sorteados deverá ser realizada de 27 a 31 de julho na respectiva unidade em que o candidato concorreu à vaga. A previsão é que as aulas comecem no dia 3 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231 ou pelo www.firjan.org.br/educamais, onde está disponível o edital completo. 

 Os candidatos às vagas de Ensino Fundamental precisam ter idade mínima de 15 anos e os candidatos às vagas do Ensino Médio a idade mínima de 18 anos. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de escolaridade anterior à fase que deseja cursar. Para os menores de idade, deverão ser apresentados os documentos dos responsáveis.

Nenhum comentário: