Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Nova Iguaçu é a única cidade da Baixada Fluminense a receber a tocha olímpica

Por: ASCOM/Foto: divulgação
Nova Iguaçu é a única cidade da Baixada Fluminense a receber a tocha olímpica
 Nova Iguaçu foi escolhida como uma das nove cidades do Estado do Rio de janeiro – e a única na Baixada Fluminense - a receber a tocha olímpica. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (03), em Brasília, pela presidente da República, Dilma Rousseff. A tocha, que será feita de alumínio reciclado, percorrerá cerca de 300 cidades e chegará ao Rio no dia 5 de agosto para marcar o início oficial dos Jogos Olímpicos. A vice-prefeita Dani Nicolasina e o secretário municipal de esporte e Lazer, Adriano Santos, representaram o prefeito Nelson Bornier na solenidade, que contou ainda com a participação do presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.

 Além de Nova Iguaçu, foram escolhidas ainda no Rio de Janeiro as seguintes cidades: Angra dos Reis, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Macaé, cabo Frio, Niterói e Rio de Janeiro. A Rota de Revezamento da Tocha Olímpica começará em maio de 2016, em Brasília, e passará ainda por Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. O revezamento irá durar cerca de 100 dias.

 O prefeito Nelson Bornier destacou que a passagem da tocha por Nova Iguaçu é um marco para a cidade, que já revelou talentos para o esporte nacional. “Daqui saíram ilustres atletas como Zinho
(tetracampeão mundial de futebol) e os judocas Sebástian Pereira e Denise Oliveira, entre outros. É um orgulho ter Nova Iguaçu participando ativamente dos Jogos Olímpicos. Nosso governo investe
maciçamente no esporte, pois acreditamos que esporte e educação caminham juntos para formarmos cidadãos. Nossa vila olímpica está repleta de jovens treinando. A escolha de Nova Iguaçu é um incentivo a mais para esta garotada”, disse Bornier.

 O secretário de Governo, Thiago Portela, ressaltou o empenho do prefeito Nelson Bornier em incluir Nova Iguaçu no roteiro dos Jogos Olímpicos. Portela, que será o representante do governo municipal na solenidade do revezamento da tocha, acentuou que a cidade ganhará visibilidade mundial com o evento. “Vamos nos reunir com o prefeito e secretários para começarmos a traçar o roteiro por onde a tocha olímpica passará, pois será um dia de festa para Nova Iguaçu”, concluiu.

História do Revezamento da tocha
O revezamento da tocha olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos jogos. Eles convidavam cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar em um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segura


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: