Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A eleição para o Conselho Tutelar de Nova Iguaçu contou com a participação de 99 candidatos
A eleição para o Conselho Tutelar de Nova Iguaçu contou com a participação de 99 candidatos

Por: ASCOM/Fotos: Alziro Xavier
Nomes dos 25 novos conselheiros tutelares eleitos  será publicado na quinta-feira
         A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou, no último domingo (04-10), a eleição para a escolha de 25 conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes, que tomarão posse em janeiro de 2016 para um mandato de quatro anos. O resultado oficial com os nomes dos eleitos será publicado na quinta-feira (8/10), no Diário Oficial do município. Cada conselheiro receberá R$ 1.800 por mês. O fato inédito é que pela primeira vez a escolha deu-se em todo o país.

         A apuração dos votos, na quadra da escola Municipal Monteiro Lobato, Centro, foi acompanhada pelos promotores Roberto Mauro e Cristiane do Nascimento, da 2ª Promotoria da Infância e Juventude. A contagem dos votos foi feita por 50 escrutinadores, sendo 10 em cada uma das cinco mesas. “Foi uma eleição tranqüila em todos os 30 locais de votação. A infraestrutura  montada nos deu muita tranqüilidade para trabalhar”, avaliou a subsecretária dos Conselhos Municipais, Cristina Penna, destacando que 99 candidatos disputaram a eleição.

         A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Zélia Veronezzi, enfatizou que a logística oferecida pela Prefeitura facilitou a vida de quem trabalhou na eleição. “As urnas foram entregues com antecedência nos locais de votação e todos os horários respeitados. Não teve tumulto, pois as pessoas ficaram na fila pouco tempo e votaram rápido”, arrematou. 

         Os cinco conselhos tutelares de Nova Iguaçu estão localizados nas seguintes localidades: Centro, Cabuçu, Vila de Cava, Austin e Comendador Soares. Cada uma dessas localidades elegeu cinco titulares e cinco suplentes.

É competência dos conselheiros tutelares, zelar pelo cumprimento das legislações e políticas que envolvem os direitos da criança e do adolescente, sempre que tiverem seus direitos violados.

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Subsecretaria dos Conselhos Municipais foi a responsável pela infraestrutura do processo eleitoral. Participaram do pleito as seguintes Secretarias: Governo, Educação, Saúde, Defesa Civil, Transporte, Assistência Social, além da Procuradoria. Outras Secretarias cederam funcionários para trabalhar na apuração.



Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa cor laranja à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: