Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sessenta famílias de mutirão da Posse receberão título de propriedade este ano

Nelson Bornier anuncia que até dezembro entregará os títulos de propriedade
O prefeito Nelson Bornier recebe um abraço da moradora Geraldina Basto
O prefeito Nelson Bornier recebe um abraço da moradora Geraldina Bastos
 CLÉBIOLUIZ / Fotos : Charles Souza
Sessenta famílias de mutirão da Posse receberão título de propriedade este ano
 O sonho da casa própria está mais próximo de virar realidade para 60 famílias do mutirão E1, situado na Rua E, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu. Na noite de terça-feira (29/09), em um salão de festas, o prefeito Nelson Bornier e o subsecretário municipal de Habitação, Tony Zichtl, se reuniram com moradores que ocupam uma área de 10 mil metros quadrados há mais de 20 anos. Bornier anunciou que até dezembro deste ano a prefeitura irá  emitir o título de propriedade para as 60 famílias. Já a situação dos mutirões E2, E3, E4, E5 e E6 está em fase de regularização. o vereador Gilson Cunha também participou do evento.

   Depois da regularização dos imóveis dos seis mutirões, o número de famílias beneficiadas subirá para 400 famílias. As áreas foram ocupadas no início da década de 1990.

   Nelson Bornier explicou que durante as suas duas administrações anteriores (1997 a 2002) concedeu mais de mil títulos de propriedade. Pela área do mutirão E1 a Prefeitura pagou R$ 1,1 milhão para poder regularizar a situação e conseguir a escritura definitiva no cartório. “O que me alegra é fazer algo pelas pessoas. Estamos resolvendo a situação aos poucos e irei enviar mensagem para a Câmara aprovar a concessão do título de propriedade aos moradores do mutirão E1, possibilitando assim que todos moradores tenham a tão sonhada casa própria”, concluiu.

 O prefeito lembrou que o mutirão E2 tem um processo de reintegração de posse, mas a Prefeitura vai solicitar a área. Os mutirões E3, E4 e E5 estão com a situação praticamente regularizada. Faltam detalhes. Já o E6 tem um entrave com o Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro). “Não estou aqui para contar história, mas vamos tentar resolver todos os problemas. Não quero terminar meu mandato sem entregar todos os títulos de propriedade”, finalizou Bornier, dando um abraço na moradora Geraldina Bastos, de 103 anos.

 Um cadastro com os dados dos moradores será feito a partir da semana que vem. De acordo com o subsecretário de Habitação, Tony Zichtl, diversas informações serão coletadas para facilitar a emissão dos títulos de propriedade e possíveis atuações da Prefeitura na área.

 Líder comunitária e presidente da Associação de Moradores da Rua Manoel Ferreira, a professora Gessineia Moreira dos Santos, a Neia, 69 anos, acentuou que luta pela posse da terra na localidade já dura 22 anos. Ela recorda que chegou ao mutirão em 1993, vindo de Santa Rita, onde morava e enfrentava dificuldades. “Participei das reuniões da Cáritas e descobri esta área. Daí em diante começamos a nos organizar. Graças a Deus, o prefeito Nelson Bornier está regularizando tudo e teremos orgulho de dizer que a casa agora é nossa”, vibrou.

Sonho realizado
 Sentada em uma cadeira de rodas, Geraldina Bastos não desviava os olhos da reunião. Ao lado do genro Francisco Quintanilha, 56, ela se emocionou ao receber um abraço do prefeito Nelson Bornier.

 Filha de Geraldina, a aposentada Maria de Fátima Rodrigues Macieira, 56, disse que a mãe quando foi para o mutirão levou os filhos juntos. Hoje, ela também vive rodeada de netos. “Foi uma luta! E mamãe persistiu. Foram 22 anos de sufoco, mas estamos conseguindo vencer. Eu morava de favor com uma irmã, mas construí uma casa com quarto, sala , cozinha e banheiro. É um sonho”, resumiu.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa cor laranja à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: