Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2015

FIRJAN Caxias orienta micro e pequenos empresários sobre gestão de água e energia

Joana Mineiro
FIRJAN Caxias orienta micro e pequenos empresários sobre gestão de água e energia
Palestra gratuita aponta 13 ações simples que os empresários podem adotar para minimizar o gasto destes recursos
 O Sistema FIRJAN promove, na próxima quinta-feira, dia 22, de 10h às 12h, o 3º Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área II, em Duque de Caxias, localizada na Rua Arthur Neiva, n° 100, Centro (SESI – Auditório da FIRJAN).
 A palestra é gratuita e tratará da gestão de água e energia, indicando 13 ações simples que os empresários podem adotar para minimizar o gasto destes recursos. O material faz parte de uma cartilha que será entregue no evento e depois será disponibilizada para download gratuito no site: www.firjan.com.br/gestaoambientalmpe. A iniciativa, que está percorrendo todas as Representações Regionais FIRJAN/CIRJ do estado do Rio, já passou por Três Rios, Petrópolis, Volta Redonda, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Itaperuna e Campos.

Conceitos e cases
 As recomendações da cartilha são baseadas nos conceitos de "pegada hídrica", que diz respeito ao volume de água que a empresa consome para produzir seus bens e serviços; e "pegada energética", que é a quantidade de energia necessária para essa mesma produção. O objetivo é orientar os empresários sobre a importância de economizar esses recursos para manter a viabilidade dos negócios, permitindo que a empresa seja ainda mais sustentável.
 Dentre os temas presentes estão exemplos como: o acompanhamento periódico do hidrômetro para evitar problema de medição ou vazamento; a preferência por equipamentos de alto rendimento que reduzem o consumo de energia; a utilização da água da chuva para atividades secundárias; e como calcular o consumo de determinado aparelho para analisar se vale investir em um produto mais eficiente.
 Cases de sucesso também serão apresentados por representantes do Centro de Tecnologia SENAI (CTS) Ambiental. O CTS realiza um diagnóstico personalizado para cada empresa, que mostra o potencial e a viabilidade técnica e econômica para melhorias em cada etapa do processo. Informações sobre esse diagnóstico, que pode ser contratado por empresas de qualquer porte, serão disponibilizadas no evento.  
 Especialistas em meio ambiente do Sistema FIRJAN farão uma rodada de atendimentos individuais para esclarecer dúvidas específicas dos empresários e encaminhá-los a uma solução para o problema enfrentado.

Saiba mais e inscreva-se
 As inscrições para o 3º Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas podem ser realizadas pelos telefones 0800 0231 231 ou 4002 0231.

Confira abaixo as próximas datas:
22/10 - 10h às 12h - RR Baixada Fluminense II (Duque de Caxias);
28/10 - 09h às 11h - RR Leste Fluminense (Niterói).

EVENTO: 3º CICLO DE PALESTRAS EM GESTÃO AMBIENTAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
DATA: QUINTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2015
HORÁRIO: 10h às 12h
LOCAL: REPRESENTAÇÃO REGIONAL FIRJAN/CIRJ ÁREA II, RUA ARTHUR NEIVA, Nº 100, CENTRO (SESI-AUDITÓRIO DA FIRJAN)
INSCRIÇÃO: TELEFONES 0800 0231 231 ou 4002 0231
ENTRADA: GRATUITA.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: