Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SUS pode distribuir óculos gratuitos para a população


Gabriel Saboia
Assessoria de Imprensa
SUS pode distribuir óculos gratuitos para a população
Deficientes visuais de baixa renda seriam beneficiados com projeto de lei apresentado pelo deputado Aureo
 Viabilizar um meio de as pessoas enxergarem melhor. O deputado federal Aureo (Solidariedade-RJ) protocolou o Projeto de Lei 3257, de 2015, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer gratuitamente óculos para deficientes visuais carentes.
 Estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontam para a existência de quatro milhões de deficientes visuais sérios, e cerca de 90% das vítimas de cegueira no país são de baixa renda. 
 “As duas principais causas de cegueira evitável ou curável no Brasil são a catarata e a falta de óculos. O objetivo do Projeto de Lei é garantir óculos à população de baixa renda que sofre de deficiência visual e não consegue desempenhar suas atividades cotidianas com qualidade”, explica Aureo.
 Há uma norma interna do Ministério da Saúde que estabelece a previsão de fornecimento de próteses e órteses, incluindo óculos, em determinadas situações. Porém, na prática, esse serviço público não atinge a maioria dos municípios brasileiros, sobretudo aqueles mais necessitados, pela situação de pobreza e distância dos grandes centros urbanos.
 “O cidadão portador de deficiência visual se ressente da ineficiência de políticas públicas que garanta, conforme diz a Constituição Federal, o acesso à qualidade de vida e ao desenvolvimento pessoal e social. Daí a necessidade do projeto”, finaliza Aureo.
 O Projeto de Lei será analisado pelas Comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.




Nenhum comentário: